quinta-feira, janeiro 03, 2008

A pureza do olhar

A cada noticiário de TV ou de rádio, a cada edição de jornal, a cada atualização dos sites de notícia na internete, constata-se ser mais fácil semear o terror que a esperança. E tal a eficiência com que as empresas de notícia o fazem que corremos o risco de chegar à conclusão ser mais sedutor o caos que a harmonia. A dualidade do homem, a aparente cegueira da natureza, a explosão primária de instintos destruidores, a lentidão que se denota no avanço do que é bom e belo, conduz a muitas leituras desencantadas do mundo, da história e do homem, tido muitas vezes como um dependente incurável do instinto.
Para isso, não urge vaguear pelos planetas da abstração. Suficiente é ler os jornais, ver e ouvir os noticiários, quando, não raro, se desprende a náusea da onda opaca e sufocante de um mundo que insiste em não encontrar o rumo. Aos solavancos, a ciência e a técnica vão revelando e reabrindo sulcos. Mas o homem, o ser humano, parece marcar passo num lamaçal de violências, injustiças e desordens, ao peso esmagador de um pecado original de que não consegue se libertar.
Talvez não seja tanto assim. O que vemos, ouvimos e lemos se apresenta num determinado cenário um espetáculo narrativo de atração, porém com um quê de babel ou, mais próximo à nossa realidade, uma feira onde cada qual grita mais alto pelo seu produto. Daí facilmente nos perdemos na medição do que é real e do que é fictício, na construção que fazemos de nós mesmos e do mundo. Somos, a um tempo, autores, atores, encenadores e espectadores desse complexo concerto em que nunca estamos de fora. Em alternâncias de ordem e desordem.
Por isso, facilmente olhamos em volta e vemos em primeiro plano túmulos e lágrimas, como se o mundo começasse e terminasse nesse tom menor que tantas vezes desmobiliza a ação e desfoca o olhar sobre o hoje e o futuro. Tudo nos leva a essa contemplação lúgubre da miséria ou da vista sem fim, como no horizonte que as vagas atlânticas pode nos descortinar: o nada, o vazio, o sem-fim. E não buscamos o alento, não observamos atentos à nossa volta o que a natureza, o que Deus nos reserva.
Noé, quando temia perder-se no abandono, a frágil ave lhe trouxe um ramo de oliveira. E, mais próximo à nossa realidade, o profeta Jeremias, assistindo aos mais trágicos dias da história de sua pátria, numa espécie de fim do mundo que se vislumbrava em Jerusalém, conseguiu distinguir vida em meio à destruição: "Vejo um ramo de amendoeira". A pureza de seu coração e a confiança no Deus a quem devotava todo o seu coração fizeram-no contemplar o bem, o belo, o bom. "Viste bem, Jeremias! Viste bem", é o que lhe responde o Criador. Que saibamos, também, cultivar em nós um olhar de esperança, radicado na fé, vindo do fundo dos tempos. É só isso o que nos resta fazer num mundo em que muitos aspectos parece agonizante. Que tenhamos a limpidez e a inocência do olhar de uma criança.

sexta-feira, outubro 26, 2007

O irmão do outro

Nao dia 19 de setembro, o professor Cândido Mendes, uma das mais respeitáveis inteligências do país, esteve em Lafaiete, para apresentar o livro "Dom Luciano, o irmão do outro", uma observação minuciosa sobre a vida de seu irmão, dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana, falecido há pouco mais de um ano. O trabalho do notável membro da Academia Brasileira de Letras, no entanto, não é uma biografia comum; é um relato sob o prisma da espiritualidade forte, convicta, na qual se delineavam os atos do ilustre prelado.
E no currente calano de Cândido Mendes vamos sentindo as vibrações causadas pela humildade de dom Luciano, virtude indispensável a quem serve. E convencemo-nos de que a humildade é a verdade que deve ressoar num tempo em que muito se vai construindo sobre a areia e a lama da meia verdade, quando não mesmo sobre a mentira e o mundo dos interesses pessoais ou de determinado grupo; a verdade é a parceria indestrutível da humildade.
Todos, especialmente aqueles cuja vida, de modo permanente ou por um tempo, se traduz em serviço aos outros, a cada um e a todos, têm por dever cultivar a humildade, essa atitude rica que acolhe sem preconceitos, escuta com respeito, responde com serenidade, orienta com paciência, agradece com delicadeza, sorri sem fingimento e deixa, por fim, o sabor delicioso e reconfortante do dever bem cumprido. Tudo isso é servir e servir é considerar o outro como razão de ser do nosso agir. Tudo isto é viver com horizontes abertos e largos, capazes de ajudar a vencer a tentação de confinar a sua ação à satisfação própria ou aos interesses dos amigos e conhecidos. E nas páginas de "Dom Luciano, o irmão do outro" encontraremos o carismático príncipe da Igreja, de origens nobres, que despojou-se de tudo, fazendo-se um permanente aprendiz, aperfeiçoando-se na prática da caridade, sempre preocupado "em que posso servir?".
E aí vemos o quanto, em nossos dias, as relações pessoais não são mutuamente enriquecedoras, multiplicando-se as atitudes de sobranceria, despeito, juízo fácil, marginalização. E as pessoas, quase todas elas, ficam a valer cada vez menos aos olhos dos outros. Ora, a comunicação humilde, própria das pessoas grandes, acolhe e aproxima, enquanto a soberba, própria dos pequenos, não ouve nem atende, é orgulhosa e levanta muros intransponíveis.
Num clima onde escasseia a verdade, não tem lugar a humildade. Verdade e humildade são inseparáveis. Por isso, o modo de ser do último arcebispo de Mariana há de ser um exemplo para todos os que conviveram com ele. Quem serve não é pessoa para complicar, mas para a facilitar. E mais valor ainda terá se servir aqueles desprovidos de nome, nem rosto, mas com dignidade a respeitar e direitos a reconhecer. Assim, então, o serviço se tornará honra e a humildade grandeza.

Aos jovens

Pelas praças centrais da cidade, na noite de sábado, observa-se a juventude. Ruas movimentadas, bares cheios, faróis e buzinas delineiam um cenário de "cidade de grande". Adolescentes e jovens dividem espaço nas calçadas. Risos, gritos, copo de bebida na mão, alguns pendem da boca um cigarro, olhares que correm de um lado ao outro em observação, à procura de alguém... E nessa perspectiva vêm-nos à mente dias, anos, passados e o porvir de nossa existência, esperando o dia em que teremos de dar contas a Deus, o "dia de ira, aquele dia de calamidade, no qual os séculos se desfarão em cinzas".
Há uma diferença muito grande entre os jovens de ontem e os de hoje. Enquanto muitos insistem em viver num constante descompromisso com a responsabilidade que a vivência nos impõe, os mais novos adiantam-se no seu tempo e buscam viver intensamente os dias. Não há comprometimento com as pessoas, com o mundo, querem somente aproveitar à exaustão todos os momentos, sem limites, muitas vezes sem bom senso. Deixam passar o mais belo instante da vida, que é aquele em que viceja a utopia da juventude, quando se olha o mundo com uns óculos de esperança e em que tudo é alcançável.
Ora, a juventude é para ser vivida, é o tempo de desbravar caminhos, de se lançar as bases da vida adulta e mais responsável. Ser jovem é acreditar que tudo pode ser feito, tudo pode acontecer e tudo pode ser superado. Como diz o Eclesiastes, o jovem tem de lançar fora a tristeza, ainda mais nos dias que correm, nesta era que faz crer aos jovens que o futuro é negro, sem realização profissional e com as dificuldades à vista. E é quando vemos a falta que a juventude sente de uma referência, não um manipulador do pensamento, mas um líder natural cujos atos e palavras atraem e naturalmente se torna um exemplo, talvez até um modelo a ser seguido.
Há muitos jovens para salvar. Por isso, é importante que todos aqueles que se adiantam na convivência com eles ajude-os a definir o mundo, despertando-os para os valores que norteiam a convivência humana e os princípios em que devem basear seus atos. Assim, poderão seguramente seguir os impulsos do coração e ao que lhes agradar os olhos, atentos que de tudo Deus Nosso Senhor lhes pedirá contas. "Regozija-te na tua mocidade e alegra o teu coração na flor dos teus anos. (...) Lança fora do teu coração a tristeza, poupa o sofrimento ao teu corpo: também a meninice e a juventude são ilusão" (Ec11,9;11).

Desespero político

Nos últimos meses, Conselheiro Lafaiete tem sofrido por causa de uma certa indisposição política, mal estar este causado pelo inquérito aberto pela Câmara de Vereadores para analisar os processos de licitações realizados pela Prefeitura, nos dois últimos anos. A CPI tornou no Brasil, nos últimos anos, um instrumento não apenas de investigação, mas, muito mais, de um sensacionalismo partidário incapaz de ser superado por um outro. A impressão causada pelas CPIs no Congresso Nacional, com uma mega estrutura midiática, para que não se perca nada, pensando no "furo" de reportagem, além de se tornar um palco onde melhor podem se desempenhar alguns protagonistas da política nacional, talvez isso tudo tenha iludido os lafaietenses, senão alguns mais interessados por essa situação, pensando numa oportunidade de maior e melhor visibilidade.
Mas nada disso aconteceu. O processo correu sigiloso e parecia não resultar em muito estardalhaço. No entanto, os acusados se adiantaram nas últimas semanas. Primeiro, uma entrevista disparou a primeira saraivada de ataques pouco fundamentados - para não dizer sem nenhum fundamento -, mesquinhos e, pior ainda, baixos. Existe um princípio de que não se ataca uma autoridade constituída, uma simples questão de boas-maneiras; isso tanto é comum que a Câmara, ao se preocupar com os comentários de possíveis irregularidades, não passou a agressões ao executivo; buscou um meio legal – que é a CPI – para averiguá-los. Depois da entrevista houve uma tentativa de mobilização da população. Organizou-se uma manifestação. Um carro de som, na véspera, circulava pela cidade conclamando os lafaietenses para participar daquele ato de solidariedade ao chefe do executivo. Foi um fiasco. Provavelmente, o alvo daquele tributo pensou como o salmista: "Rodeia-me uma malta de cães, cerca-me um bando de malfeitores" (Ps21,17).
Daí, sugere-nos uma reflexão: o que é moral política? Se olharmos a origem da palavra moral (do latim mores, relativo aos costumes), entenderíamos que a moral política no Brasil é o que ocorre em nossos dias, como sempre ocorreu. É um costume, na Terra de Santa Cruz, o oportunismo, a conveniência pessoal, a exploração, o mau-caratismo, a esperteza e tudo o que encontraria apoio no perspectivismo de Nietzsche. Não quero dizer que sua doutrina apoie essa delinqüência política, mas esta encontra, comodamente, nos argumentos nietzschianos um salvo-conduto para suas arbitrariedades, para suas imoralidades.
Mas a moral não pode se relativizar, como tudo se relativiza em nosso tempo. O princípio moral deve ser cristão e, a partir dele, será possível constatar que a moral política, ilesa dos desvios decorrentes das fragilidades humanas, ao contrário, capaz de ao menos tentar ordenar esses desvios, não existe no Brasil. E pela sua falta, vemos o que vimos na última semana em Lafaiete: um desesperado clamor para que acreditem na lisura da atual administração municipal. Ora, é dito popular que "quem não deve, não teme". Logo.

A Ordem dos Templários

Foi anunciada a publicação de um documento da Santa Sé que inocenta a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, conhecidos como Templários, das acusações que lhe foram feitas a partir de Felipe IV da França, cognominado O Belo, no século 14. Mas o documento que será divulgado não será nenhuma manifestação de Bento XVI, mas uma carta do Santo Padre Clemente V, encontrada em pesquisas dos Arquivos Secretos do Vaticano e da fundação italiana Scrinium. Nas letras do Papa Bertrand de Gouth, que reinou entre 1305 e 1314, a Ordem dos Templários é exonerada de toda culpa que a condenara, de satanismo, homossexualismo, blasfêmia e heresia. O aparecimento desse documento surge num momento assaz oportuno, quando as especulações da história medieval se intensificam, dando largos espaços às fábulas baseadas nos episódios reais. E a Ordem dos Templários, quiçá por sua grandiosidade e benemerência, tem sido um dos temas mais apreciados, desde há muito tempo.
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão foi uma Ordem Militar fundada em Jerusalém em 1118. Era o período das Cruzadas, em que os católicos se levantavam para libertar a Terra Santa do jugo herético dos mouros. Hugo de Payens, Geoffroy de Saint-Omer e companheiros reuniram-se, naquele instante de inflamado devotamento para resguardar os monumentos/relíquias da cristandade, formando essa ordem que protegia os peregrinos que iam ao Oriente. Para isso, criaram hospitais que se tornaram famosos pelo seu esplendor e pela caridade com que atendiam a romeiros e pobres. Para isso, contribuíram os cristãos a mancheias e a Igreja reconheceu os Templários pela aureola de prestígio e de coragem que revestia essa grandiosa obra, cuja Regra teria sido ditada pelo célebre Abade de Claraval e sua divisa traduzia todo o desapego do mundo para maior glória de Deus: "Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam" (Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome daí a glória).
O crescimento e o poderio inevitável da Ordem suscitou a invidia regum. O cenário político do Velho Mundo naquele instante era propício para a França, com o ousado Felipe o Belo no trono da Filha Dileta da Igreja e, no Trono de Pedro, o francês Bertrand de Gouth, que dois anos após o início da perseguição aos Templários transferiria a sede da Igreja, de Roma para Avinhão. Naquele momento histórico suscitava uma espécie de revolução contra a Igreja e a Civilização Cristã, no próprio seio da Esposa Imaculada de Cristo. O poderio da Ordem ameaçava política e economicamente, dada sua influência, a Felipe IV. Há exatos 700 anos, a 13 de outubro de 1307, O Belo fecha todas as sedes da Ordem, expropria seus bens e promove processos contra ela. A seu exemplo seguiram-se outros reis, exceto o de Portugal, onde o patrimônio dos Templários foi entregue à Ordem de Cristo, criada por Dom Dinis, a cujo Senhorio pertenciam as terras lusitanas, aquém e além mar.
O estudioso da Idade Média, Franco Cardini, que trabalhou na edição da obra que apresenta a carta de Clemente V ressalta que "a prerrogativa do Papa era a de dissolver a ordem, mas ele nunca a condenou". Cardini acrescenta que o documento achado "testemunha que o Pontífice não a considerava herege". A extinção dos Templários foi essencial para que o caos do gnosticismo se espalhasse. Era o prenúncio da renascença da Antigüidade Clássica.

quinta-feira, setembro 06, 2007

La contre-danse politique

O título em francês pode parecer pedante, no entanto, fizemo-lo desta forma para que, no imaginário, vislumbremos um salão de festas em que o mestre-sala anuncia o início da contradança. Mas a alusão neste momento é à contradança política.
Já se começam a ventilar nos bastidores dos partidos os "parzinhos" que deverão participar da animada quadrille em torno das cadeiras eletivas, no próximo ano. Como nos fautuosos salões da belle époque, todos se preparam para iniciar o bailado. Sinais furtivos, olhares lânguidos, declarações murmuradas, estes são os primeiros contatos antes que o prelúdio da orquestra os posicione em seus devidos lugares.
Esse clima de sedução e de expectativa é apenas o prenúncio dos primeiros passos que, cadentes, desfilam pelos salões, harmoniosos e contagiantes. Mas a esse movimento se segue um outro, cujo andamento exige mais desenvoltura, quando os pares se trocam, até que retornam à sua composição primeira e se deixam embalar, então, pelos largos rodopios do terciro e último movimento.
Na contradança política também é assim. Os flerts e discretas aproximações já estão acontecendo. Logo, logo, anunciar-se-á o início da quadrille. Todavia, experiências de antanho e o peculiar quadro que se observa sempre nessas circunstâncias, sabemos que, dificilmente, na troca de pares, a esquerda e a direita se unirão. Isso porque existe um interesse central que ambos almejam, sem jamais compartilhar com que não seja seu conviva. E ao final desse bailado, todos estarão como até então se mantiveram, unidos unicamente aos seus.
Portanto, por mais que tentem provocar alterações no ritmo peculiar dessa dança, dificilmente conseguirão que, aos acordes finais, as finas damas estejam conduzidas por algum noceu idiot rouge; elas prezam seu nome, seus modos e até a alvura de sua toilette. Uma pessoa de princípios jamais se permite contrastar com aquilo que repugna seus princípios e suas ideologias, muito menos se esta não as tem. É a realidade dessa pantomima política, que a cada quatro anos assistimos por ocasião das eleições municipais, mesmo com um aspecto de artistique ballet.

segunda-feira, agosto 27, 2007

Quis ut Deus?

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn1,26). Esta é a afirmação do escritor sagrado ao descrever a criação divina. E o Catecismo Romano ensina-nos que "a pessoa humana é a única criatura na terra que Deus quis por si mesma e é destinada, desde a sua concepção, à bem-aventurança eterna". E mais, "Deus entregou o homem às mãos do seu arbítrio" (Eclo15,14), ou seja, sendo ele capaz de raciocínio, deu-lhe "o direito ao exercício da liberdade, exigência inseparável da dignidade da pessoa humana, sobretudo em matéria moral e religiosa".
Ora, capaz de discernir o bem do mal, o certo do errado, logo o homem deverá buscar somente aquilo que concorrerá para o seu crescimento, para sua perfeição, enfim, para sua salvação. No entanto, o relativismo, que infiltrou em todos os meios e vem contaminando todas as instituições e conceitos, está causando uma confusão tamanha na sociedade que se pode compará-lo à Babel de nossos dias. A linguagem única (a moral) que todos falavam, ou ao menos deveriam compreendê-la, já não é única. São muitos os idiomas que se ouvem (a permissividade). Eis, portanto, os dois grandes males contemporâneos: o relativismo e a permissividade.
E na última semana, tivemos mais uma comprovação dessa lamentável realidade. O governo federal autorizou ao Sistema Único de Saúde (SUS) as intervenções cirúrgicas de transgenitalização. Essa transgressão à natureza já vinha sendo consentida há poucos anos, mas agora arregimentou forças que fortaleceu os movimentos de "classe". Uniram-se esses comitês, ao Conselho Federal de Medicina e ao governo federal, com o aval da Justiça. Essa "permissão" - agora generalizada - não é uma simples questão "cultural" ou para assegurar a satisfação pessoal de um ou outro transexual.
A atitude do governo federal é como uma daquelas sacrílegas cusparadas com que ultrajaram Nosso Senhor em sua paixão. A atitude passiva do governo federal ante essas instâncias é o consentimento da profanação da criação divina, que é perfeita, para consolar os baixos sentidos que se afloraram com o pecado original e concordar com a satisfação pessoal de determinados indivíduos gerada por distúrbios psicológicos. A atitude do governo federal, por fim, é tão hedionda quanto o aborto e a eutanásia. É o clímax de sua presunção ao querer "corrigir" ou destinar a criação de Deus, levado pela mesma ambição que, segundo o Doutor Angélico, teriam se submetido os anjos que se decaíram, o desejo de se igualar a Deus. E semelhante orgulho é a causa da decadência moral a que assistimos. Bem se lê nas Sagradas Escrituras que "no orgulho tiveram início todos os males" (Tob4,14).
Quis ut Deus?

sexta-feira, agosto 17, 2007

Questão política

Sugeriram-me, dias atrás, abordar temas do quotidiano de nossa cidade. Confesso encontrar dificuldade para isso, pois um juízo provinciano, mesquinho, geralmente domina o conceito de algumas pessoas quando se vêem envolvidas em questões que dizem respeito ao bem comum. Mas, para atender ao que me foi solicitado, vamos lá.
Na última edição do Jornal CORREIO, foram suscitados os prováveis pré-candidatos a prefeito para o próximo pleito, que só acontecerá em outubro de 2008, ou seja, ainda falta mais de um ano. E o frufrulhar da sanha política já começa a se ouvir nos bastidores da política local, insinuando, salvo engano (e Deus permita que eu esteja equivocado), mais um sentimento de ambição do que o ardente desejo de dedicar-se à res publica. Essa ambição é perniciosa ao comprometer os destinos administrativos da comuna por mais quatro anos. Aliás, bendita a hora em que o Congresso Nacional permitiu a reeleição dos cargos executivos, suavizando a carência da população, eterna vítima das instabilidades dos governos "provisórios" impostos, até então, pela Constituição para céleres quatro anos. Herdeiros de uma cultura paternalista que somos, até certo ponto acomodados com uma ilusória estabilidade que os mandatos permanentes garantiriam – o que nem sempre acontece, a possibilidade de reeleição de um bom governo tranqüiliza os mais cautos. Possibilita, ainda, a continuidade de diversos trabalhos que em menos de um lustro seria impossível desenvolvê-los a ponto de atestarem sua proficiência.
Em Conselheiro Lafaiete já se experimentou a vantagem da reeleição, sucedendo-se, mercê do processo democrático, um outro estilo administrativo que, não obstante a insatisfação de determinados grupos e as dificuldades que vão surgindo na condução de políticas específicas, além dos proveitos que um e outro tendem a tirar das oportunidades que o poder lhes oferece, vai-se concluindo mais um mandato que não foi tão auspicioso como muitos esperavam, muito menos desastroso o quanto alguns acreditavam. A propósito, vem-nos à mente a afirmação de Bismarck de que "a política não é uma ciência exata, é apenas uma arte"; que não seja, contudo, "a arte de tirar o melhor proveito possível de determinadas situações", como a conceitua Maurice Barrés. Que não seja esse o escopo de alguns pusilânimes que se infiltram no entourage dos que estão no poder, senão será a ruína do governo.
Estas linhas, que se devaneiam em torno de tão complexo e, até certo ponto, detestável e, antagonicamente, fascinante tema, não propõem uma apologia à reeleição da atual administração, muito menos a sua execração. Apenas chama à atenção as pessoas de bom-senso. Que não se deixem levar pela simples oposição por motivos pessoais ou ideológicos, uma vez não haver ideologia precisa que norteie a política atual no Brasil. Que as negociações partidárias busquem propor, simplesmente, o contínuo desenvolvimento do município e o bem-estar da população, atentos a uma observação de Alphonse Karr: "em política, quanto mais ela muda, mais é a mesma coisa".

A formação intelectual de nossos jovens

Tem sido uma assustadora realidade muitos estudantes terminarem o ensino médio, e mesmo o curso superior, sem adquirir qualquer hábito de leitura, muito menos vontade de saber mais e, assim, gozar da satisfação e da alegria pelo que já conseguiram. Uma prova imediata desta pobreza e vacuidade são os exames de vestibular e, em seguida, a onda de desânimo perante dificuldades normais ao longo da formação universitária, quando estas se apresentam. Por aí se vê onde chegou o grau de cultura, aquisição de saber e capacidade de ser de muita gente que enchem as escolas durante anos. Hoje, basta-lhes um emprego que não demore, onde se ganhe bem e não se tenha muito trabalho, o resto é para intelectuais, investigadores e diletantes, porque os livros não dão pão.
Quando emerge algum jovem que, dentro ou fora de seu meio social, é reconhecido pelo seu saber, os jornais falam como se se tratasse de coisa rara, porque de fato o é. O que deveria ser normal, segundo os talentos de cada um, tornou-se uma coisa extraordinária. Não obstante, nunca houve tantos licenciados, mestres e doutores. E isso se entende, pois, quando os ensinos de formação e de profissionalização já não são mais suficientes e conseguem ser superados com displicência, torna-se necessária que as seqüentes especializações exijam mais daqueles que, arduamente, se dedicam ao pensar para o seu crescimento intelectual e que colabora com a formação dos outros. Mercê da legítima democratização do ensino e de uma exigência inegável dos novos mercados de trabalho, buscando a cada dia mais qualificação.
A cultura, por si e para muitos, não justifica tanto trabalho e, quando o emprego não está logo ali à porta de escola, lamenta-se ter um curso para nada, culpa-se o estado que ninguém quer como patrão, mas é com isso, no fundo, que se sonha. Tudo como se a longa aprendizagem, reconhecida por um diploma, não capacitasse, também, para deitar mãos à vida, saltar o muro das dificuldades, ser criativo e inovador e construir caminhos novos, que até podem ser reconhecidamente meritórios para si próprio e para outros.
Se o ideal é ganhar muito, depressa e com pouco trabalho à vista deve-se lembrar que nem todos nasceram gênios do futebol, nem milionários, e terão, por isso, de se decidir palmilhar os caminhos normais da vida, porque a sorte contempla os audazes, não os desanimados. Se nossos jovens, desde os estudos iniciais, não forem atentados pelos pais e pelos professores para a importância de sua formação - e quase a uma obrigação a isso - estarão fadados à mediocridade que está se disseminando nos meios sociais, ameaçando os círculos intelectuais, com um boçal pragmatismo sem idéias, nem sentido, que a todo custo quer empurrar a humanidade num comodismo intelectual. E neste horizonte fechado não se vê sinal de luz nem de esperança. É o futuro que se vislumbra para nossos jovens.

sexta-feira, julho 06, 2007

"Summorum Pontificum"



Será publicado amanhã, dia 7, o documento "Summorum Pontificum", do Santo o Padre o Papa Bento XVI, reafirmando o indulto perpétuo de São Pio V para a liturgia chamada tridentina. O Rito de São Pio V, que a Igreja Católica usava até 1969 (com algumas reformas, a últimas das quais datada de 23 de junho de 1962) foi substituído pelo "Novus Ordo" de Paulo VI, resultante da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Com o novo documento, o Papa estende a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes do Concílio, sem necessidade de permissão do bispo.
A publicação do documento vem acompanhado por uma "longa carta pessoal do Santo Padre a cada Bispo", reafirmando a possibilidade de o sacerdote que desejar celebrar a Santa Missa no antigo Rito, sem necessidade de autorização hierárquica (licença ou indulto) de um bispo. Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano. O ritual resultante da reforma litúrgica conciliar instituía uma nova forma de celebrar a missa, não o uso do latim, mas o uso do Rito de São Pio V ainda era enaltecido pelos documentos pontifícios, inclusive por Paulo VI.
Deve-se atentar, contudo, que o "Summorum Pontificum" não significa um retrocesso, não será abolida a Missa Nova e readmitida a liturgia antiga, embora seja esse o desejo de tantos e o que, aliás, tem servido de empecilho para a reaproximação de grupos conservadores que resistem às reformas do Concílio e continuam realizando seu ministério fiéis à Igreja, porém à margem dela, gozando unicamente dos benefícios que lhes proporcionam os sacramentos, exilados da comunhão eclesial "cum Petro et sub Petro".
E aos progressistas de plantão, que entendam, se lhes for possível, essa reafirmação do indulto perpétuonão se trata de forma semelhante à possibilidade que eles têm de celebrar a Eucaristia do modo como lhes convêm, seja como a Missa Conga, a Missa Afro, a Missa dos Quilombos, Missa Sertaneja e tantos outros pseudos-ritos sem nenhuma origem apostólica, como a tem o Ritual Tridentino. Infelizmente, o documento pontifício ainda não apresenta o Rito de São Pio V como uma forma de unidade litúrgica, mas já é um grande passo, ao colocar, como o Santo Padre mesmo diz em seu documento, "à disposição dos fiéis os tesouros espirituais, litúrgicos, culturais e estéticos ligado ao Rito antigo".

segunda-feira, julho 02, 2007

Uma imperatriz santa

A ostentação que comumente se supõe quando se refere ao sistema monárquico não dita o modo de vida daqueles que, outrora, eram considerados Vigários de Cristo na terra. Dessas casas de origens milenares acenaram, muitas vezes, o progresso do mundo, a exaltação da arte, o discernimento das idéias, como também se ergueram grandes estadistas - não obstante a tirania, muitas vezes, querer tomar-lhe o ânimo - e floresceram santos. Isso mesmo, santos, pessoas virtuosas cuja conduta indicava aos seus súditos a audácia de passar por este mundo com o olhar voltado para a eternidade.
E o Brasil, no seu curto império, que durou apenas 67 anos, teve uma dedicada mãe que, vinda de uma das mais importantes casas européias, filha do último Imperador do Sacro Império, dedicou seus derradeiros nove anos de vida a esta Terra de Santa Cruz, como mãe extremosa e imperatriz devotada à dignidade de sua posição e às responsabilidades de esposa e mãe. Trata-se da primeira Imperatriz do Brasil, Dona Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, Arquiduquesa de Áustria. E dela temos o exemplo, além do que nos lega a história, de uma regra de vida que traçou para si mesma, cujos excertos transcrevemos a seguir:
"Desde o despertar, o meu primeiro pensamento será a lembrança da presença de Deus; minhas primeiras palavras serão: Oh! Santíssima e adorável Trindade, eu Vos dou meu coração e minha alma, Vos adoro com todos os coros dos Anjos. (...) Jamais o respeito humano impedirá de declarar-me com altivez a favor da Santa Religião Católica. (...) Meu coração será eternamente fechado ao espírito do mundo; como também longe de mim os gastos inúteis, o luxo pernicioso, os adereços indecentes, as vaidades mundanas e as vestimentas escandalosas. Minha virtude tão necessária será sempre a modéstia, para conservar a pureza de meu coração, sem a qual não saberei agradar a Deus. (...) Após meus exercícios de piedade, empregarei o resto do meu tempo a observar os deveres de meu estado e os cuidados que lhe são ligados. (...) Nas conversas falarei com bastante prudência, para não falar demais e para nada dizer que possa ferir alguém. (...) Tendo-me sido dados todos os momentos da vida para fazer o bem, empregá-los-ei segundo os desígnios de Deus. (...) Eis Jesus Cristo, meu divino Senhor, as resoluções que Vós fizestes a graça de me inspirar. Eu Vo-las ofereço com meu coração. Abençoai-as e dai-me as ajudas necessárias para colocá-las em prática. Assim seja."
Essa "santa", cuja vida foi um constante espargir de bondade e a morte um martírio necessário para que a dignidade da Casa Imperial do Brasil fosse resgatada da imprudência e dos desvarios, nasceu para a eternidade a 11 de dezembro de 1826, no Palácio da Quinta da Boa Vista.

segunda-feira, junho 25, 2007

Virtudes cristãs


A empresa novelística da TV explora, em horário inconveniente, os sete pecados capitais. Não é de se admirar, visto as fontes de corrupção da graça serem temas correntes nas telenovelas - cito estas por serem de grande audiência, de maior alcance na sociedade. E, talvez, por ser a baixeza mais rentável (por causa de seu sensacionalismo), exploram-na de todas as formas. Assim, está no ar a novela "Sete Pecados", propagando as artimanhas desses vícios que, desordenados, seduzem os homens, levando-os à decadência moral.

E ao ver a exposição dos sete pecados capitais, sugere-se a reflexão das virtudes morais que os opõem: humildade, desapego, castidade, caridade, temperança, paciência e diligência. Propostas como essas, que custam a determinação da pessoa, quiçá insinuem um "discurso medieval", como consideram alguns. No entanto, são os esforços necessários na luta contra as inclinações que levam ao mal. Isso porque, assim como o vício é uma tendência que incita ao mal, assim também a virtude arraiga em nós uma disposição que nos impele a praticar o bem. Aristóteles definiu a virtude como "um justo meio"- "in medio stat virtus". De fato, ela ocupa o lugar a uma distância igual de dois extremos. Destarte, a humildade se opõe à soberba, o desapego à avareza, a castidade refreia a luxúria, a caridade, a inveja, a temperança combate a gula, a paciência é contrária à ira e a diligência à preguiça.
Com o auxílio da graça no exercício dessas virtudes, que vão se adquirindo-as por imposição de uma tenaz determinação, o espírito se abre, sensibilizando-se às virtudes infusas que Deus Nosso Senhor concede à alma. Ora, repetição dos mesmos atos dá à nossa faculdade mais força e mais facilidade para executá-los, como a continuação das mesmas impressões embota a sensibilidade; assim é que uma pessoa se acostuma ao frio, ao calor, aos cheiros e, até certo ponto, ao sofrimento. Logo, a vivência das virtudes é uma questão de determinação e de prática, passando elas, então, a reger nossa conduta.

sexta-feira, junho 01, 2007

Questão indígena


Um certo desconforto causou a ativistas de movimentos indígenas, a determinados setores da sociedade nos países da América Latina, principalmente, e até a alguns membros da Igreja a declaração do Papa Bento XVI acerca da relação entre os missionários colonizadores e os aborígenes. O Bispo de Roma referiu-se à receptividade dos missionários pelos nativos, visto que "Cristo era o salvador que esperavam silenciosamente". Uma análise mística de seu comentário é possível, pois todo ser sempre espera algo que o complete, que lhe conceda uma plenitude existencial de tal forma que nada mais desejará. Ora, somente o Cristo pode satisfazer dessa forma, quando se alcança o grau da contemplação na vida espiritual.

Mas nem todas as pessoas conseguem compreender esse processo de crescimento, a passagem pelas moradas tão bem discorridas por Santa Teresa d'Ávila. Preferem o agrilhoamento das paixões mundanas e, por eles, conceituarem e julgarem os fatos, as coisas e as pessoas. Se assim o querem, por que, principalmente os ativistas histriônicos, não refletem sobre as verdades históricas e as reações dos nativos, em toda a América? Propalam uma lenda negra, cujo intento é caluniar a Igreja e aqueles que regaram este solo com seu sangue; Deus louvado, talvez tantos martírios foram necessários para que a fé católica florescesse na Terra de Santa Cruz e nos demais países que hoje, mesmo com a intentona do comércio da fé por inúmeras seitas evangélicas, ainda erguem sobranceiro o estandarte de Cristo Rei do Universo.

Quantos missionários deixaram sua pátria, cruzaram o oceano e vieram testemunhar o Evangelho nestas terras, embrenhando-se nas florestas, acrescentando (sim, acrescentando) à cultura indígena a européia, com a medicina, engenharia, música, literatura - como exemplo as Missões Guaraníticas. Longe de destruir as culturais locais, eles as preservaram, estimularam e as desenvolveram, desde que não fossem de encontro ao direito natural e ao Evangelho. Aí é que está o campo da discórdia, porque, certamente, esses ativistas charlatães e alguns outros imbecis mal informados estejam de acordo com o canibalismo dos Goitacazes, a promiscuidade de tantas tribos tupiniquins, os horrendos sacrifícios de dezenas de milhares de seres humanos pelos Maias, Incas e Astecas, que arrancavam o coração das vítimas e ofereciam-nos às suas divindades.

Nestes dias em que a violência é crescente, a imoralidade em todas as áreas se dissemina com tanta fluidez, em que os valores se apresentam invertidos, talvez o Papa esteja "errado" e, antes, o Evangelho. O repúdio às palavras do Vigário de Cristo, mais uma vez, confirmam a globalização da barbárie em que vivemos.

"Tupanrekê".

sexta-feira, maio 11, 2007

Brasil católico

Nos últimos dias, o catolicismo no Brasil tem sido analisado de vários aspectos. O motivo é a visita do Papa Bento XVI, que chega num momento em que as discussões sobre aborto, eutanásia, contraceptivos, liberdade sexual, além de corrupção, negociações diplomáticas, etc., são temas de discussões na sociedade e no meio político. Chega, então, o chefe da instituição mais antiga do mundo ainda de pé, com sua posição austera e antagônica às proposições modernas. Sua doutrina é milenar. Mesmo com o discurso adaptado aos dias atuais, a essência ainda é a mesma, desde os primórdios do cristianismo, passando pela Idade Média de grande importância para a Igreja, o renascimento do neo-paganismo, o barroco da exuberância sacra e artística, o advento das políticas sociais, com o progresso do pensamento, a queda de impérios e o surgimento de novas nações.
O Papa chega ao país considerado de maioria católica. No entanto, esses números baseiam-se apenas por um senso eclesiástico que conta os batizados, confirmações e casamentos realizados pela Igreja; mas é incapaz de registrar aqueles que não são praticantes ou que se mudaram de religião. Aliás, é interessante como as pessoas são suscetíveis a mudar de opinião, pois é isso o que acontece com quem deixa a Igreja Católica pela Igreja Pentecostal, ou IURD, Adventista, entre outras tantas que o comércio da fé tem lançado no mercado. E observe que as agremiações tradicionais protestantes, como a Luterana e a Anglicana, participam muito discretamente, ou quase nada, dessa concorrência. O motivo? É porque, como a Católica, elas possuem um princípio doutrinário firme; não tendem a modismos ou a interpretações que convenham à captação de novos fiéis, muitas vezes à custa da ignorância das pessoas.

Aí, então, entende-se a realidade brasileira. O clichê "no Brasil nada se leva a sério" se confirma até nas questões concernentes à fé e, para os crentes, à salvação de sua alma. O brasileiro não quer responsabilidade; ele quer viver a vida descontraído, sem obrigação. Por isso, vêem-se católicos que defendem o aborto, o amor livre, o uso de contraceptivos e preservativos e tantas outras coisas que, no confessionário, são pecados, desde a categoria dos veniais até mortais. Mas eles não se importam com isso. Eles professam, na verdade, o liberalismo. Importa-lhes o Deus interior, a sua forma de pensar, ou seja, o amor próprio. Enfim, são católicos de circunstâncias.

Assim, o papa veio, o papa ir-se-á embora. O brasileiro continuará a proceder da mesma forma. A sua voz já não ressoa pelo orbe como a do representante de Cristo na Terra. O que defende é demasiado austero para os tempos atuais. Só mesmo um milagre - quem sabe por intercessão de Santo Antônio Galvão? - fará as pessoas reverem seus conceitos e, guiados por uma Constituição elaborada à luz do Evangelho, constituírem uma sociedade perfeita.


(Publicado como Editorial da edição 854 - 12 a 18/5/2007 do Jornal Correio da Cidade, de Conselheiro Lafaiete - MG)

Bem-vindo, Santo Padre


Causa-nos espanto o espírito anticlerical que muita gente tem demonstrado durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, desde altas autoridades até pessoas desprovidas de claro discernimento. Quando João Paulo II aqui esteve, em 1980, a realidade era outra; ele foi recebido calorosamente pelos fiéis que o acompanharam em sua peregrinação por diversos estados e à sua voz estiveram atentos. Hoje, no entanto, a realidade é outro. Embora os números apontem a maioria da população brasileira como católica, infelizmente muitos se mostram hostis ao Santo Padre e, pior ainda, à doutrina da Igreja. Nada mais triste do que ver as pessoas sem referências e quando essas se apresentam dão-lhe as costas.

Enquanto escrevo estas linhas, completam-se dois dias que o Vigário de Cristo está conosco, em nossa terra. As manifestações de apreço não têm lhe faltado, desde que se desembarcou na Terra de Santa Cruz. Enquanto isso, no entanto, não faltam aqueles que, contaminados pelo pragmatismo hodierno, doutorados pela cartilha do relativismo, criticam desde o discurso do Papa (que, é bom lembrar, nada mais é do que a voz da Igreja de sempre; ele apenas reafirma o que sempre se professou e se defendeu), até o protocolo diplomático e o cerimonial litúrgico preparado para sua visita. Enfim, é uma lídima sanha diabólica que suscita a revolta a partir de meros detalhes, para que a essência não seja percebida pelos levianos e, muito menos, tocados pela graça.

Mas, apesar de tudo, parece que o Espírito Santo vem tocando o coração enrijecido de muita gente; até a imprensa (grande responsável por alimentar a antipatia dos incautos) já reconhece, após o primeiro dia da estadia de Bento XVI no Brasil, que "as impressões enganam". E vemos que toda a dignidade do Papa é, antes, de Cristo, que O fez seu vigário na terra, numa série ininterrupta que vem do Príncipe dos Apóstolos. Tendo sido tirado dentre os homens, com todas as suas fragilidades, foi conduzido ao altar, ornado com a graça do sacerdócio e elevado à sua plenitude, a Providência o fez chefe da Igreja universal: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela". Ficaria Pedro sem sucessor legítimo, teria a Santa Igreja naufragado em meio às divisões humanas, falhara a promessa de Cristo, se não fosse a presença do Santo Padre, confirmação dessa promessa.

O múnus do Papa, além do que lhe compete como Bispo de Roma, Vigário de Jesus Cristo, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Sumo Pontífice da Igreja Universal, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolita da Província Romana, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano e de Servo dos Servos de Deus, é, nestes dias conturbados, o de assegurar a ortodoxia da Igreja, norteando todas as soluções que devam ser buscadas para os problemas do mundo moderno. É daí que provém a esperança dos autênticos católicos ao receberem Bento XVI no Brasil, para contemplar, com amor e veneração, o guia de suas almas nos caminhos da vida eterna, ardente anelo dos que peregrinam neste Vale de Lágrimas.

Seja bem-vindo, Santo Padre!

Abuso de menores

O Jornal Correio da Cidade de Conselheiro Lafaiete, na edição 853 - 28/4 a 5/5/2007, publica uma alarmante reportagem sobre o número de abusos de menores na região nos últimos meses. O tema, que choca e alerta para o risco que, indistintamente, todas as famílias correm, hoje já é debatido mais abertamente, sem os pudores que, mesmo em prejuízo das frágeis vítimas, tentavam encobrir os casos. Mas era uma época em que o zelo para com o "bom nome" e a "honra da família", por si, já era inibidor de situações que hoje perdem o controle, a começar, dos próprios pais.
Algumas pesquisas indicam que, na maioria das vezes, a violência começa dentro de casa. No entanto, essa conclusão deve ser compreendida em sentido amplo. Começa, sim, em casa, quando os pais se omitem na formação de seus filhos, desde pequenos, quando se dão as primeiras noções de "boas maneiras", de como se assentar, como conversar, como se comportar. A partir daí vai-se indicando o caminho a percorrer, distinguindo o certo do errado. Há alguns anos, menino brincava com menino e menina com menina. Machismo? Não! É para que, na fase em que a criança começa a despertar para as "curiosidades" de sua natureza, já se evite que essas descobertas sejam compartilhadas sem se saber o que é o quê.
Os filhos, em nossos dias, são criados livres em todos os aspectos, principalmente com acesso a áreas de risco, como a internete. Se antes tudo o que era ruim se aprendia na rua, agora "gradua-se" em perversão e "doutora-se" em delinqüência dentro da própria casa, nos "telecursos" que a mídia oferece; os meios de informação, assustadoramente, tornam-se corruptores de menores dentro da própria casa, sob os olhares dos pais, sejam eles ingênuos, sejam eles omissos.
A responsabilidade, portanto, é dos pais ou tutores. Filhos não devem ser criados soltos, mas, sim, ser assistidos durante todo o processo de crescimento e, antes, de formação, enquanto são instruídos e têm o caráter moldado. Infelizmente, essas pobres vítimas (pobres no sentido de desprotegidas) já nascem assim, no seio de uma família desestruturada. Pessoas desequilibradas, com taras sexuais que bradam a ira dos céus, continuarão a existir por uma série de outros problemas morais e até traumas que possam vir acumulando ao longo da vida. Esses infelizes devem ser contidos pela polícia; mas as suas vítimas, quase sempre menores, devem ser orientadas e protegidas pela família ou por quem seja capaz de fazê-lo, sem causar maiores traumas do que a ausência dos pais já causa.

domingo, março 25, 2007

A verdadeira filosofia

Mais uma vez, o Papa Bento XVI apontou o norte sobre a verdadeira filosofia, tão adversa em seus conceitos, em nossos dias, perdendo-se em devaneios de pensadores equivocados que, facilmente, se esquecem daqueles que retamente os precederam. E o Santo Padre, durante sua alocução na audiência pública da última quarta-feira, dia 20, indicou o cristianismo como a “verdadeira filosofia”, citando São Justino, um dos Padres da Igreja que viveu no segundo século.
Enquanto o mundo se rende ao relativismo, o Sumo Pontífice sugere uma aliança entre a fé e a razão – lembrando-se inclusive da magistral encíclica “Fides et Ratio” de seu predecessor, o Servo de Deus João Paulo II. O Papa discorre claramente sobre os laços existentes entre o cristianismo primitivo e a filosofia grega, contra os falsos mitos pagãos, daí citar São Justino, cuja figura e obra “marcam a opção decisiva da Igreja primitiva pela filosofia e não pela religião dos pagãos”, contra quem os primeiros cristãos recusaram qualquer compromisso.
No entanto, é interessante observar o quanto, em nossos dias, as pessoas – principalmente as que se apresentam como cristãs – facilmente se entregam aos falsos ídolos. O problema se agrava no momento em que, além de uma mera admiração, passa-se a proceder, a se conduzir, pelos moldes daquela falsa divindade que se mostra como protótipo de homem. E justamente esses são condenados por São Justino como “armadilhas diabólicas no caminho para a verdade". Ao contrário, a filosofia A filosofia representou "a área privilegiada de encontro entre paganismo, Judaísmo e Cristianismo", disse o Papa, concluindo que, “num tempo como o nosso, marcado pelo relativismo no debate sobre o valores e sobre a religião”, as lições de São Justino “não devem ser esquecidas”.
Quando escreveu a “Fides et Ratio”, em 1998, João Paulo II, abre sua encíclica definindo bem a correlação entre essas duas virutdes: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio”. A partir daí, pode o homem aprofundar-se no seu íntimo, vislumbrando nele a grandeza de Deus, sentindo a intervenção divina no caminhar da humanidade.

sexta-feira, março 16, 2007

Língua mater

Na exortação apostólica pós-sinodal "Sacramentum caritatis", o Papa Bento XVI deu um alento de vida à cultura eclesiástica. O Santo Padre pediu para que não se perca o uso do latim na liturgia, "particularmente quando delas participam fiéis de diferentes países e idiomas, hoje cada vez mais freqüentes".
Quando digo que sua declaração é um alento, deve-se à terrível perseguição empreendida contra a cultura religiosa, em todos os seus aspectos, pior ainda, dentro da própria Igreja, por pessoas certamente com pouca ou nenhuma formação humanista, imperceptível até ante a necessidade de um meio de comunicação que possibilite a convivência entre pessoas de nacionalidades diversas. Esses iconoclastas, geralmente inimigos ferozes do "capitalismo selvagem", antagonicamente preferem fortalecer o império norte-americano, optando pela língua inglesa. A perseguição ao latim tanto existiu, com grande influência ainda em nossos dias, que contam-se os poucos religiosos que tenham domínio da língua mater.
Essa realidade foi mais agressiva na América Latina. Por causa de uma necessidade pastoral, adotando o vernáculo nas celebrações, para melhor entendimento e participação dos fiéis, baniram o idioma de Cícero e de Virgílio, definitivamente, do curso eclesiástico e, nesse ínterim, também do currículo escolar. A isso seguiram-se, na Igreja, traduções ambíguas dos textos latinos, que até hoje estão sendo retificados; no Brasil, em particular, reformas ortográficas distanciando as palavras de suas referências etimológicas e de sua correlação com aquela que gerou o português, exaltado por Bilac como a "última flor do Lácio".
Ouvi de um sacerdote, certa vez, referindo-se às difíceis fases da manutenção da disciplina clerical ao longo da história, que "quando um padre cai, arrasta consigo uma multidão". Sem nos atermos ao mérito da afirmação, de fato, com a decadência cultural do clero, verificou-se uma dispersão e até desaparecimento de referências religiosas, consideradas por eles como "antigas", "ultrapassadas", "longe da realidade em que vivemos". Manifestações peculiares da fé popular, herança dos povos ibéricos, perderam-se pela simples vontade de que não se fizesse isso ou aquilo. A beleza do teatro eclesiástico a que se assistia nas cerimônias religiosas, tendo como pano de fundo a riqueza barroca de nossas igrejas, perdeu-se quase por completo; em muitos lugares, nem nos dias festivos. Isso porque, ao verem a miséria, debruçaram-se sobre ela, sem olhar para o alto.
O pedido do Santo Padre refere-se ao uso do latim na liturgia. Aliás, seus antecessores também o fizeram, desde Paulo VI. Mas a palavra de Bento XVI, pela sua posição firme quanto à ortodoxia da Igreja, ressoa com mais austeridade. Por isso, Deus permita, que o clero (a partir de seus formadores) busque associar aos estudos eclesiásticos a cultura humanista, o que incentivará sua busca na sociedade em geral, porque a Esposa Imaculada de Cristo ainda - como sempre o será - é um fanal a guiar a humanidade, padecente e pecadora, confortando-a com a sua doutrina e com a beleza da criação.

O Anticristo

Detive-me, outro dia, diante de um texto de um sacerdote católico, padre Castellani, respeitado pensador argentino, em que descreve o panorama em que surgiria o tão comentado Anticristo. O texto, publicado em 1953, nos apresenta situações que não nos são estranhas, pois parecemos vivê-las. Ei-lo:
“O Homem do Pecado tolerará e se aproveitará de um cristianismo adulterado... Imporá por todas as partes o reino da iniqüidade e da mentira, o governo puramente exterior e tirânico, a “liberdade” desenfreada dos prazeres e diversões, a exploração do homem; e seu modo de proceder hipócrita e sem misericórdia. Haverá em seu Reino uma estrondosa alegria falsa e exterior, cobrindo o mais profundo desespero.
Em seu tempo acontecerão os mais estranhos distúrbios cósmicos, como se os elementos se houvessem revoltado. A humanidade estará numa grande expectativa e reinará grande confusão e dissipação entre os homens. Rompidos os laços de família, de amizade, de lealdade e bom relacionamento, os homens não poderão confiar em ninguém, e correrá no mundo como um tremor frio, um universal e ímpio ‘salve-se quem puder’. Será atropelado o que há de mais sagrado e nenhuma palavra terá mais fé, nem pacto algum terá vigor, senão pela força. A caridade heróica de alguns fiéis, transformada em amizade até a morte, manterá no mundo ilhotas de fé; porém, mesmo ali, ela estará continuamente ameaçada pela traição e pela espionagem. Ser virtuoso será um castigo em si mesmo e como uma espécie de suicídio”.
Parece-me evidente que os processos políticos atuais geraram um mundo sem lideranças. Não há verdadeira liderança nos atuais países porque todo o jogo político local obedece a ordens que não entendemos nem ouvimos. E não há, também, uma liderança mundial, porque o lugar ainda está vago. Seria o lugar dele, do Anticristo? Quando este homem do pecado determinar que chegou a hora de aparecer, será certamente ovacionado por toda a humanidade, pois falará a mesma linguagem, terá o mesmo pensamento de todos. Sua ideologia, sua política, sua ciência, tudo corresponderá ao que os homens pensam e praticam já hoje. Daí temermos que o mundo esteja pronto.
Não estou aqui, qual pitonisa desvairada, a dizer que o fim do mundo está próximo, ou que o Anticristo seja tal ou tal pessoa. O que nos apresentam as linhas do padre Castellani é uma alerta para que nos conscientizemos do perigo que nos cerca. Impotentes que somos diante dessa situação, só nos resta suplicar a misericórdia divina e, antes que cedamos a alguma sedução do mal, pedir: “abi ira tua libera nos, Domine”.

Verdades à tona

Em meio a inúmeras publicações sensacionalistas, para não dizer falsas, tem aparecido boa cousa no mercado, não obstante, muitas vezes, nos seja difícil adquiri-los, em decorrência de uma tiragem reduzida que acaba se esgotando nos grandes centros, isso quando não ficam pela Europa e nenhuma editora daqui se interessa traduzi-la. E alguns temas têm surgido em boa hora, revendo certos momentos da vida dos homens e dos povos que servem como pistas deixadas nos caminhos para a História.
Assim aconteceu com mais uma publicação que, vindo de onde não se esperava, elucida a participação do Papa Pio XII (1939-1958) nas tratativas para conter a perseguição nazista. Ion Mihai Pacepa, antigo chefe da espionagem romena a serviço da KGB, é o autor de um artigo divulgado por uma revista norte-americana, fazendo revelações interessantes que inocentam o Eugenio Pacelli das acusações de conivência com o governo nazista. O trabalho de Mihai Pacepa torna-se mais uma pista, um marco, uma fonte que deverá estar presente, doravante, em toda publicação sobre as acusações sofridas por aquele lídimo Papa da Paz, depois de sua morte.
Todas as defesas escritas, fotos, documentos, com que se tentava convencer os homens de bem de que Pio XII nunca aceitara o Nazismo e nunca fora negligente para impedir o massacre dos judeus ficam como em segundo plano, diante da força do testemunho desse homem. Ion Mihai Pacepa esteve diretamente envolvido na falsificação dos documentos que produziram, em Moscou, a peça teatral "O Vigário", em 1963, que suscitou a difamação de Pio XII. Com suas revelações, agora não há mais como alguém manter as críticas a Pacelli sem aparecer como desinformado e atrasado. Mais uma vez, aparece o comunismo internacional como uma religião do inferno atacando à morte a única Religião verdadeira. Mais uma vez vemos a que ponto chegava a maldade e a mentira daqueles que eram apontados como os salvadores da humanidade, no entanto, nada mais foram do que exploradores e escravizadores dos homens.
Estas farsas conseguiram inculcar no consabido, na opinião pública, que só faz repetir como papagaios aquilo que é manipulado a partir dos centros de domínio da humanidade, que outrora passava por Moscou e hoje parte da ONU, do G8, da Bildeberg e de outras reuniões dos poderosos do planeta: é assim que vai-se perdendo a guerra na luta contra o aborto, obrigados a engolir uma moral anti-cristã, destruidora da família, dominados por um mundo pervertido, comandado pelas forças do mal. Contudo, às pessoas de bom senso, fica a certeza de que Nosso Senhor é quem nos trará a vitória, a seu tempo, se perseverarmos na vida da graça, na oração e no combate que nos é dado a pugnar.

Pena de morte

Propositalmente, deixamos passar o tempo para comentarmos a triste morte do pequenino João Hélio, no Rio de Janeiro, sob o olhar desesperado de sua mãe. Sua morte não é conseqüência, apenas, da violência de nossos dias; é mais uma reprise da matança dos inocentes que, desde os primeiros dias da era cristã, vem se repetindo por causa do interesse, do poder, da satisfação do mal, levando, enfim, à selvajaria social, à “globalização da barbárie”, como o senador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, denominou o momento que vivemos, em inflamado discurso, na tribuna do Senado.
O assassinato de uma criança de 6 anos chocou a Nação e a emoção causada trouxe à tona, em certos meios, o debate sobre a pena de morte. A mídia cuidou em divulgar o caso do menino João Hélio, mas quantos outros tantos sofrem, todos os dias, em casa, na sociedade, no seu íntimo? Quantos foram mortos de forma brutal e quantos se definham aos poucos, até não terem mais forças para o seu último suspiro? O caso de João Hélio foi um alerta à sociedade que, após um mês, já não se lembra tanto mais dele, senão sua mãe que afoga no âmago os mais sentidos suspiros de sua soledade.
Tomando a proposta de pena de morte para uma breve análise, há apenas um ponto de tangência com a ordem moral e que poderia ser assim formulado: na sua luta contra o crime, sobretudo quando o índice de criminalidade se acha em assustadora elevação, pode o Estado usar de meios mais enérgicos, inclusive da pena capital, para restaurar a tranqüilidade e a segurança pessoal no seio da sociedade? Não se pode aplicar uma pena tão severa, se não se deu à sociedade condições plenas para dela não necessitar, em hipótese alguma. As desordens morais, infelizmente, avistam-se nas esferas do poder, alimentando a indignação das classes mais baixas, que apelam pela irreverência e pela subversão.
Há uma responsabilidade muito grande em se aplicar a pena capital, senso, este, impossível de ser abstraído pelos atuais governantes, em quase todo o mundo. Pio XII, o lídimo Papa da Paz, em seus escritos insistiu diversas vezes contra a “liceidade da pena capital”. Não se pode, em nome de uma gelatinosa complacência com os perversos, desarmar e desproteger os inocentes, como tentam fazer algumas organizações; como disse o célebre Gustavo Corção certa vez: “eles realmente — esses amolecedores de tudo — não fazem a menor idéia do verdadeiro e infinito valor da vida humana”. Por outro lado, não se pode, muito menos, lançar mão de recursos extremos que, nas atuais circunstâncias, não fariam justiça.
Por isso, o martírio do pequeno João Hélio há de servir para alerta de nossa sociedade e de sufrágio pela conversão de tantos que semeiam o mal. Assim como Nosso Senhor, no alto do patíbulo, pediu a Deus que perdoasse os seus algozes, seria conveniente a sociedade, ao invés de bradar pela pena de morte, pedir a conversão de tantos criminosos, assim como Santa Catarina de Sena converteu o jovem Tuldo, na véspera de sua execução, e Santa Terezinha o famigerado Pranzini. Todos são chamados à conversão e podem ser instrumentos para a salvação do próximo, mais do que para a condenação.

Tradições religiosas da Semana Santa

Na contemplação da imagem do Cristo ensangüentado e com a cruz às costas, muitos corações endurecidos cedem à contrição
Minas Gerais é uma região rica em tradições religiosas. O destaque é para o Tempo da Quaresma, culminando com a Semana Maior, a Semana Santa. Em muitas cidades, ainda se conservam tradições que remontam ao oceano, trazidos pelos colonizadores. São atos de piedade, muitos deles paralitúrgicos, que sempre contribuíram para alimentar a fé, principalmente dos mais humildes. Apesar da investida bestial, inclusive de alguns membros do clero, contra esses costumes, muitos, por enquanto, conseguem assimilar a importância dessas solenidades, conservando-as e até restaurando-as, onde travou-se a batalha contra os valores culturais e contra a espiritualidade do povo humilde.
Mas não é a intenção deste artigo julgar ou questionar as atitudes dos outros, senão procurar entender todo esse aspecto religioso peculiar do qual se reveste este período, com maior fervor em determinadas localidades e cerimônias específicas. Genericamente, vive-se esta época em função da prática da meditação sobre a morte, humanamente entendida (e não teologicamente), às vezes até em prejuízo da celebração da redenção do homem, que culmina com a ressurreição de Cristo. Porém, deve-se observar que o ambiente e as prescrições religiosas levam a isso; o jejum, o recesso das festas (embora poucos observem, hoje, esse costume), o recolhimento a que os altares nas igrejas, revestidos de panos roxos, convidam, simbolizam o recato pela paixão e morte de Jesus e a admoestação para a prática de penitência, quando, então, o homem volta-se para o seu interior e, mirando o sofrimento do Cristo, enxerga a sua miséria.
É na contemplação da imagem do Redentor ensangüentado e com a cruz às costas que muitos corações endurecidos cedem à comiseração, reconhecendo, misteriosamente, as suas fraquezas e, penitente, põe-se a acompanhar aquele que como um titã, elevado sobre os ombros dos fiéis, avança pelo mar de pecadores que o acerca. É a procissão do Senhor dos Passos, um dos mais antigos costumes oriundos de Portugal, talvez a primeira cerimônia extra-litúrgica de que se tem notícia, antes de se começarem a realizar as procissões do encontro e do enterro. Em Lafaiete, acredita-se que em meados do século XVIII já se fazia a "Festa de Passos", promovida pela Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, que funcionava na Matriz. A comemoração, em um dos domingos da Quaresma (portanto, antes da Semana Santa), constava de celebração da Santa Missa e procissão com a imagem do Senhor dos Passos, que percorria os passos (pequenos oratórios públicos), onde se fazia breve meditação sobre a Paixão. Esses passos se localizavam um no Largo da Matriz (onde hoje está o prédio da Escola de Música), outro na rua do Carmo (atual avenida Prefeito Mário Pereira, nas imediações do imóvel de número 97) e na rua Direita (atual rua Comendador Baêta Neves, nas proximidades do nº 241); não se sabe se teve mais algum passo, pois são sete os Passos da Paixão. Há referência, também, na última década do século XVIII, no livro de registros de casamentos da freguesia de Queluz, de uma ermida do Senhor dos Passos na Vila.
A imagem do Senhor dos Passos, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, é uma autêntica peça do barroco mineiro. O artista plástico e restaurador Carlos Magno Araújo, que a restaurou há alguns anos, suspeita que ela seja obra de um santeiro que existiu na região de Ouro Preto, na primeira metade dos setecentos, dada a similitude com outras obras identificadas como sendo dessa oficina. A imagem em roca possui um semblante assaz expressivo, num misto de dor e de compaixão. No rosto, há indícios de que as gotas de sangue sejam rubi, algo pouco comum naquela época nesta região, com semelhantes casos apenas em Ouro Preto, São João del Rei e Sabará.
O fervor religioso, associado à figura do Senhor dos Passos, está intimamente ligado a promessas feitas em virtude de pestes e calamidades. Daí que, para além desta procissão, em períodos mais difíceis, como em tempos de seca ou de alguma epidemia, sua imagem era levada à rua, como forma de "aplacar" o que entendiam ser a ira divina. Todas estas manifestações têm uma carga simbólica acentuada. Na procissão do depósito, por exemplo, a imagem do Cristo ia velada, representando a passagem do Cenáculo para o Monte das Oliveiras, no silêncio da noite, quando a amargura pela hora que se aproxima rodeava o Divino Mestre; apenas quando o préstito chegava à igreja onde ficaria depositada a imagem até o momento da Procissão do Encontro, tirava-se o velário para a veneração dos fiéis. Quando começou a realizar o depósito, também, da imagem de Nossa Senhora das Dores, procedia-se da mesma forma.
A Procissão do Encontro, costume este que só foi introduzido em Minas no século XIX, ainda hoje continua a reunir milhares de pessoas que se reúnem para assistir a essa marcante cena da história da redenção: o instante em que o filho, a caminho da morte, se encontra com sua mãe. Toda a movimentação remete os espectadores a uma época que se confunde entre a veracidade dos tempos bíblicos e o teatralismo lúgubre, peculiar do barroco, como herança mística da Idade Média.
O préstito conduz o andor com a imagem do Senhor dos Passos. Por cinco vezes o cortejo é interrompido diante dos Passos (o total de sete passos conta-se com a igreja onde estava depositado e a outra onde será recolhido); ali se medita a Paixão, por meio da leitura de um texto ou o canto dos famosos "Motetos dos Passos"; aliás, a música sempre teve função relevante nas solenidades religiosas. Até há bem pouco tempo, cantavam-se os motetos de autoria de Antônio de Pádua Falcão, que viveu em Tiradentes (MG) entre os séculos XIX e XX, mas há referências de execução das peças do mineiro Manoel Dias de Oliveira em tempos remotos. Também, na região, compuseram músicas para essa ocasião os compositores João Horta, em Itaverava, e Arlindo Ramos, em Queluz. Em um desses passos da Paixão, a Verônica intervém no drama e, piedosa, apresenta o pano onde se estampara a face ensangüentada de Cristo, com o qual a limpara. Nesse momento, ela busca em Jeremias a expressão da sua dor: "Ó vós todos que passais por este caminho, atendei e vede se há dor igual à minha dor" (Lam 1,12).
No chamado Encontro, o sermão está relacionado com a comovente cena, cabendo ao orador, com sua retórica, arrancar a contrição de seus ouvintes, inspirados pela descrição daquele drama. Ao final, aproximam-se os andores; a imagem do Senhor dos Passos passa adiante e, como que desolada, conduzem a da Senhora das Dores por entre o povo até o Calvário.
Assim se faz(ia) em Minas, onde as montanhas são como expressões diversas da espiritualidade deste bom povo, sempre procurando aproximar-se mais do Céu.

quinta-feira, abril 27, 2006

Os arcebispos de Mariana

Comemorando o centenário de sua elevação a Província Eclesiástica
1º de maio de 1906. Aos repiques festivos dos sinos da Sé Catedral da “urbs cellula mater” se uniam o bimbalhar das campanas das demais igrejas do bispado primaz das Gerais: o Santo Padre o Papa Pio X criara a Província Eclesiástica de Mariana, pelo decreto “Sempiternum Humani Generis” da Sagrada Congregação Consistorial.
Contava o Brasil com apenas duas arquidiocese – São Salvador da Bahia e São Sebastião do Rio de Janeiro, às quais se submetiam pouco mais de uma dezena de dioceses. Os distantes territórios dessas circunscrições eclesiásticas dificultavam, deveras, as ações pastorais necessárias para o progresso espiritual dos católicos e manutenção da disciplina.
A Diocese de Mariana, criada pelo papa filósofo Bento XIV, a 6 de dezembro de 1745, pela bula “Candor Lucis Æternæ”, com pouco mais de 40 freguesias, contava, no limiar do século XX, 300 paróquias e em torno de 500 sacerdotes. Novamente, assim como há 160 anos antes, dificultavam o governo diocesano os longínquos limites do bispado, favorecendo a dispersão do rebanho. Mas, nos primórdios da última centúria do segundo milênio da cristandade, a realidade da Igreja no Brasil era outra; não mais dependia das concessões do padroado; ao contrário, já lhe traçava suas metas. O episcopado começava a se relacionar mais proximamente, tendo se reunido pela primeira vez em 1890, preparando-se para o Sínodo Episcopal que se realizou em Mariana, em 1907, para as dioceses do Sul, e em 1911, na Bahia, para as dioceses do Norte. É nesse contexto que São Pio X cria a Arquidiocese de Mariana.
A Província Eclesiástica é um agrupamento de dioceses vizinhas, promovendo a ação pastoral comum dessas igrejas particulares, “de acordo com as circunstâncias de pessoas e lugares, e para se estimularem as relações dos Bispos diocesanos entre si” (cf. CIC cân. 431). Ao ser criada, a Arquidiocese de Mariana teve como sufragâneas as dioceses de Goiás, Diamantina e Pouso Alegre. Com o passar dos anos, outros bispados foram criados e lhos anexaram, como Uberaba e Campanha (1907), Araçuaí (1913), Porto Nacional (1915), Caratinga e Guaxupé (1916), Luz (1918), Belo Horizonte (1921), Juiz de Fora (1924), Leopoldina (1942), São João Del Rei (1960) e Itabira (1965), algumas destas passando à circunscrição de outras províncias eclesiásticas que também foram instituídas com o passar dos tempos. Atualmente, apenas Caratinga, Governador Valadares e Itabira/Coronel Fabriciano são suas sufragâneas.
Com a criação da Arquidiocese de Mariana, o então bispo Dom Silvério Gomes Pimenta, foi elevado à dignidade de arcebispo, pela bula “Cum nos alias”, de 6 de dezembro de 1906. A solene imposição do pálio (insígnia da plenitude do ofício episcopal) aconteceu durante as celebrações do Sínodo Episcopal, em Mariana, a 6 de agosto de 1907, pelo Emmº. Cardeal Arcoverde, arcebispo do Rio de Janeiro, durante cerimônia na mesma Sé onde, 159 antes, se erguera o áureo trono episcopal de Minas.
O primeiro arcebispo, Dom Silvério Gomes Pimenta, nasceu em Congonhas do Campo, a 12 de janeiro de 1840, filho de Antônio Alves Pimenta e Porcina Gomes de Araújo. Órfão de pai aos 9 anos, com cinco irmãos menores e sua mãe, passou sua infância em meio à privação, ao trabalho, às dificuldades decorrentes de sua cor parda e ao desejo de estudar, o que levou seu tio a matriculá-lo no Colégio Matosinhos, em sua terra natal, cursando latim, francês, filosofia e geografia, concluindo-os com notória competência. Sem condições para continuar os estudos, recorreu ao santo bispo de Mariana, Dom Antônio Ferreira Viçoso, que o atendeu, chamando-o ao Seminário, em 1855, e ordenando-o padre a 20 de julho de 1862. As virtudes do jovem sacerdote logo se tornaram conhecidas por todos, como lente dedicado no Seminário, pela sua atuação na imprensa e orador eloqüente. Com a morte de Dom Viçoso, em 1875, foi eleito Vigário Capitular, cujo governo provisório à frente da Diocese mereceu elogios do novo bispo, Dom Antônio Maria Corrêa de Sá e Benevides, de quem foi Vigário Geral e eleito bispo auxiliar em 1890, com o título de Câmaco. Dom Benevides morreu em 1896, sucedendo-o na cátedra marianense o pardo Dom Silvério. No entanto, o governo da Diocese já se encontrava em suas mãos desde que fora eleito bispo auxiliar. Dom Benevides, devido às agruras da enfermidade, constantemente se ausentava da sede do Bispado para ir se tratar na corte. A humildade, a sabedoria, a prudência, o patriotismo e o amor à Santa Igreja fizeram de Dom Silvério um grande homem, ilustre prelado, cidadão honrado, cultor das letras, sem se descuidar, durante toda a sua vida religiosa, do progresso espiritual e intelectual de seus diocesanos.
Empreendeu várias obras para a maior glória de Deus e o engrandecimento da Santa Igreja. Trabalhou pela manutenção do seminário e abertura de novos colégios em sua diocese, incentivou e promoveu obras sociais de assistência aos doentes, velhos e à infância desvalida, organizou o patrimônio das igrejas, empreendeu veementes esforços para regularizar a administração do Santuário de Congonhas, dedicou-se à criação de novas dioceses. Suas Cartas Pastorais e visitas às freguesias fomentaram a piedade dos católicos, animaram o clero no ministério sacerdotal (não obstante as ovelhas arredias, as quais, muitas, retornaram ao rebanho) e transpuseram as alterosas de Minas, tornando-o conhecido além delas. Dom Silvério granjeou a admiração de quantos o conheceram, tornando-se amado e venerado por todos. Foi ele quem abriu o processo de beatificação de seu predecessor e protetor, Dom Viçoso.
Como reconhecimento de suas virtudes, o Imperador Dom Pedro II concedeu-lhe, quando ainda era Vigário Geral da Diocese, as comendas da Ordem de Cristo, em 1881, e Ordem da Rosa, em 1889. Recebeu o título de Conde Palatino, Assistente ao Sólio Pontifício, concedido pelo Papa, e a Comenda da Ordem da Coroa, em 1920, por benevolência do Rei da Bélgica, em gratidão ao auxílio que o arcebispo mandou àquele reino, por ocasião da Primeira Guerra. Membro correspondente da Academia Filosófica de Santo Tomaz de Aquino, em Roma, por seus conhecimentos filosóficos, foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Letras, em 1919, recebido no ano seguinte, pelo Conde Carlos de Laet, ocupando a cadeira 19.
A personalidade literária de Dom Silvério ficou marcada por seus livros e cartas pastorais, gozando o arcebispo acadêmico da fama de poliglota, conhecedor que era do latim, grego, hebraico, além das línguas vivas que usava correntemente. Publicou poesias em latim. Sua obra maior é a “Vida de Dom Viçoso”, relatando, com muita unção e pureza literária, a vida daquele que foi, sem dúvida, seu maior benfeitor. Como jornalista, o arcebispo fundou e dirigiu, em Mariana, o “Bom Ladrão”, “O Viçoso”, “O Dom Viçoso”, editados sob sua orientação e dirigidos pelos padres José Severiano de Resende, um dos maiores intelectuais que Minas conheceu, e Luís Espechit. Os versos latinos, as cartas pastorais e os artigos na imprensa granjearam-lhe fama, sendo comparado ao Padre Manuel Bernardes e a Frei Luís de Sousa. E foi esse renome que o levou à Academia Brasileira de Letras.
Dom Silvério morreu em Mariana, a 30 de agosto de 1922, sendo enterrado na Sé.
Após sua morte, foi eleito Vigário Capitular da Arquidiocese o arcebispo titular de Beirute e seu auxiliar, Dom Antônio Augusto de Assis. A 23 de fevereiro daquele ano, o arcebispo de São Luiz do Maranhão, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, havia sido transferido para a Igreja Titular de Verissa e eleito auxiliar, com direito a sucessão, do arcebispo de Mariana, mas, como não havia tomado posse ainda, teve que esperar novas bulas da Santa Sé, que só foram despachadas a 10 de novembro de 1922. Dom Helvécio tomou posse por seu procurador, o Vigário Capitular, a 26 de novembro de 1922, e no mesmo dia fez sua entrada solene na Catedral.
O segundo arcebispo chegou à Mariana com fama de “progressista”. Lima Júnior descreve interessante episódio, nas páginas de um romance em que relata costumes da Cidade-Mãe, sobre a chegada de Dom Helvécio. Havia uma tradição, dos tempos do primeiro bispo, Dom Frei Manuel da Cruz, sobre a entrada do bispo na cidade de Mariana. Eram cerimônias revestidas de grande brilhantismo, além do que prescrevia o Pontifical Romano, como que revivendo os faustuosos dias em que se ergueu o Áureo Trono Episcopal nas Minas Gerais. Porém, mesmo contrariando o Cabido, arriscando uma querela com aquela egrégia instituição, Dom Helvécio não aceitou o ultrapassado cerimonial. Chegou a Mariana pelos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, paramentou-se na sala do chefe da Estação e rumou, em solene préstito, à Sé, onde foi entronizado.
O temperamento aparentemente reacionário do prelado capixaba, nascido em Anchieta (ES), em 1876, formado pelos padres salesianos, gozava de um espírito empreendedor. Instituiu associações para trabalharem em prol das vocações sacerdotais e religiosas, fundou colégios e hospitais em várias cidades, promoveu a vinda de congregações religiosas para a arquidiocese, reorganizou a administração pastoral e financeira da arquidiocese, criou as foranias eclesiásticas, construiu o prédio do Seminário Maior São José e um novo Palácio Arquiepiscopal, denominando-o Vila Getsêmani; concluiu as obras da Igreja de São Pedro dos Clérigos, onde instalou o Museu de Arte Sacra; transferiu a Câmara Eclesiástica, que se encontrava mal acomodada no velho palácio, para a Casa Capitular, doada pelo Cabido à Mitra, entre outras significativas melhorias.
Burlescas e más lembranças, fomentadas por um espírito anticlerical (antagonicamente até mesmo pelo clero), intentam, debalde, conspurcar a memória do insigne arcebispo que tantos benefícios proporcionou à Igreja Particular de Mariana e a Minas, como a expansão industrial na zona metalúrgica, incentivada e aplaudida por Dom Helvécio.
Por ocasião de seu Jubileu de Prata sacerdotal, a 18 de agosto de 1926, o Papa Pio XI concedeu-lhe o título de Conde, elevado à dignidade de Assistente ao Sólio Pontifício.
Uma enfermidade que o acompanhou por muitos anos tentou privá-lo de seu múnus, ante o que foi-lhe concedido um bispo auxiliar, em 1947, sendo eleito o Padre Daniel Tavares Baeta Neves, que já trabalhava como seu secretário. Dom Daniel exerceu o seu ministério, ao lado do amado arcebispo, “cor unum et anima una” – como era o seu lema, até 1958, quando se transferiu para a Diocese de Januária. Para substituí-lo, foi removido da Diocese de Pouso Alegre (MG), como bispo auxiliar com direito a sucessão, Dom Oscar de Oliveira, assumindo o arcebispado após o falecimento de Dom Helvécio, a 25 de abril de 1960.
Nascido em Entre Rios de Minas (MG), em 1912, e formado no Seminário de Mariana, Dom Oscar conhecia bem o seu presbitério; fora cura da Catedral e professor no Seminário Maior. Seu governo iniciou-se em um momento de graves transformações, em decorrência do Concílio Ecumênico, crises políticas no país e alterações comportamentais. Contudo, nada disso prejudicou o seu ministério e, quando tentaram impor-lhe alguma pecha que não condizia com sua conduta, logo se via nele o lídimo sucessor dos Apóstolos, primando pela missão de conduzir sua Igreja Particular à unidade com a Igreja Católica, constituindo um só rebanho e um só pastor a caminho da Jerusalém Celeste.
Assim como os seus predecessores, zelou pelos seminários e fomentou a Obra das Vocações Sacerdotais. Preparou a criação de duas novas dioceses e erigiu novas paróquias. Construiu um outro prédio para o Seminário Menor, escolas, faculdades e hospitais. Na Sé, reuniu os restos mortais dos bispos de Mariana na cripta que fez construir no subsolo do templo e conseguiu a restauração do bicentenário órgão de tubos. Cuidou do acervo histórico da arquidiocese, alertando sobre sua importância e orientando sobre a sua preservação, abriu museus, organizou o arquivo eclesiástico, reunindo na Cúria os livros de registros paroquiais, evitando que desaparecessem. Dispensou especial atenção aos veículos de comunicação, como auxiliares no processo de evangelização, através da Rádio Difusora de Congonhas e do jornal “O Arquidiocesano”. Escritor apreciado e sensível poeta, publicou diversos livros, além de artigos em jornais e revistas. Foi recebido pela Academia Mineira de Letras e pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Histórico de Minas Gerais e de São Paulo, além de outras instituições congêneres.
Cumprindo a uma disposição canônica, Dom Oscar renunciou ao governo da arquidiocese, ao completar 75 anos de idade, sendo substituído por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que tomou posse a 28 de maio de 1988. Dom Oscar retirou-se para sua terra natal, onde faleceu a 24 de fevereiro de 1997.
Nascido em tradicional berço carioca, que remonta famílias aristocráticas nordestinas, a 5 de outubro de 1930, desde cedo Dom Luciano mostrou-se determinado em seus propósitos e um deles, tão logo gozou do uso da razão, foi o de ser padre. Para isso, além da graça divina, contribuiu deveras a formação religiosa que lhe legaram os seus pais, Cândido Mendes de Almeida e Emília Mello Vieira Mendes de Almeida, proporcionando-lhe boa educação em colégios católicos, até que ingressou na venerável Companhia de Jesus. Determinara ser mais um soldado na legião aliciado por Santo Inácio de Loiola, sedento por tudo fazer para a maior glória de Deus e salvação das almas.
Durante sua formação sacerdotal, sem tardança se notaram suas capacidades intelectuais, despontando-se como primoroso filósofo, seguindo, então, para a Cidade Eterna onde prosseguiu seus estudos, ordenou-se presbítero, doutorou-se e retornou ao Brasil, já após o Concílio Vaticano II, sendo designado à formação de religiosos no escolasticado da Companhia de Jesus. Muito sensível às necessidades humanas, logo se compadeceu pela situação de muitos que se lhe apresentavam carentes de assistência espiritual e material, quando não pôde deixar de atender a esse apelo que o inseriu entre aqueles que optaram pelos pobres.
A partir daí, envolveu-se com as organizações de classes, as CEBs, não se deteve ante questões políticas (quando o país vivia sob a austeridade de um governo militar) e acabou junto ao episcopado, emprestando seu brilho àquela instituição. E foi lá, na CNBB, que o Papa Paulo VI o resgatou para o múnus episcopal, em 1976, designando-o auxiliar do arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, com quem trabalhou até sua nomeação para o arcebispado de Mariana. Enquanto isso, ocupou cargos de relevo na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e na Conferência Episcopal Latino-americana, além de membro do Pontifício Conselho Justiça e Paz e do Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos.
Como arcebispo primaz de Minas, Dom Luciano deu um novo impulso pastoral, organizando a arquidiocese em cinco regiões, promovendo assembléias, reestruturação dos conselhos arquidiocesanos e dos seminários, elaboração de planos de evangelização, investimento na expansão do setor de comunicação e nas obras sociais, sem se esquecer da necessidade de preservação do patrimônio histórico e cultural que se encontra sob a tutela da Igreja, guiando o seu rebanho como um fanal, predito por seu antecessor no dia de sua posse: “Vem ele iluminar do cimo destas altaneiras montanhas com a Luz de Cristo, Cristo Luz do Mundo”.
Esses são os preclaros antístites que dignificam a descendência apostólica dos primeiros príncipes da Igreja, dando mostras de denodada dedicação ao múnus episcopal que lhes foi confiado à frente da arquidiocese-mãe de Minas, glória fúlgida da Esposa Imaculada de Cristo.
27/04/2006

Páscoa

A Santa Igreja se prepara hoje para a grande festa do cristianismo, a Páscoa, em que se conclui o mistério da Redenção. E para melhor celebrá-la, nesta noite se celebra a Vigília Pascal, na qual se convergem todas as celebrações da Semana Santa e, mais ainda, de todo o Ano Litúrgico. Lembrando a grande noite de vigília do povo hebreu no Egito, aguardando a hora da libertação (Ex 12), nela celebram os cristãos a sua própria redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo. Por ela se realiza a grande Páscoa ou Passagem da morte para a vida, ou do estado de perdição para o estado de salvação. É a vitória final de Deus, em Cristo, sobre o pecado, sobre o mal e sobre a própria morte. Na mística, os cristãos apropriam-se da graça desta passagem pelo Batismo, daí,a liturgia batismal nessa celebração.
Chamada pelo santo Bispo de Hipona como “a mãe de todas as vigílias”, a Vigília Pascal é uma soleníssima celebração, muito rica de simbolismo global e de símbolos particulares: as trevas, a luz, a água, o círio pascal, a cor alegre dos paramentos, a manifestação de alegria através do canto e do bimbalhar dos sinos. Integram-na quatro partes, que são a liturgia da luz, com a bênção do fogo novo; o rito da Palavra, quando se relata toda a história da redenção; a liturgia do batismo, com a bênção da água; e, por fim, a celebração eucarística.
Com Cristo ressuscitado, a Luz brilhou nas trevas. Daí a celebração do fogo novo, ou fogo virgem, com o qual se acende o círio pascal, que simboliza o Redentor, conduzido em procissão e diante do qual se canta o Precônio, anunciando solenemente a ressurreição. Todos são convidados a terem nas mãos velas acesas, imitando aqueles servos de que fala o Evangelho (Lc 12, 35-37), os quais esperam, vigilantes, o seu Senhor, que os fará sentar à sua mesa. No rito da Palavra, narram-se os gestos maravilhosos de Deus na história da salvação, desde a Criação do mundo até ao grande gesto da “Nova Criação”, pela ressurreição de Cristo, início e primícias de um mundo novo. As leituras são intercaladas por aclamações, a última das quais é o canto do “Aleluia”. Ao canto do Glória, os sinos, que se encontravam silenciados desde a Quinta-feira Santa, anunciam festivamente a vitória de Cristo.Outro momento importante da Vigília é a liturgia batismal, com o canto da Ladainha de Todos os Santos, bênção da água batismal e aspersão dos fiéis. Nessa ocasião, todos renovam as promessas do batismo, professando publicamente a sua fé. Finalmente, a celebração da Santa Missa, em que a participação de todos ao banquete eucarístico é a mais sincera oferta que se faz a Deus, de um coração puro e contrito, a regozijar pela vitória da Graça sobre o Pecado.
09/04/2006

O testamento e a malhação de Judas

Uma das manifestações populares lusitanas, que se inseriu no folclore brasileiro, é a Malhação de Judas, no Sábado de Aleluia. Judas, apóstolo traidor, cognominado Iscariotes por ser oriundo de Carioth, cidade ao sul de Judá, já um ano antes da Paixão de Jesus teria perdido a fé no Mestre, mas continuava a acompanhá-lo por comodidade e para ir furtando do que ofereciam aos apóstolos. Obcecado pelo dinheiro, antes de se afastar de Cristo, resolveu entender-se com os sinedritas - membros do Sinédrio, conselho supremo dos judeus. Judas assistiu ainda à última ceia, em que Jesus revelou a sua traição, mas foi logo ao encontro dos inimigos de Cristo para cumprir o que tinha combinado e receber 30 dinheiros. Consumada a traição, arrependeu-se, quis restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.
É a esse trágico fim que um costume originário da Península Ibérica foi radicado em toda a América Latina, desde os primeiros séculos da colonização européia. No Brasil, ilustra esse costume antigo o julgamento de Judas, sua condenação e execução. Antes do suplício, alguém lê o “testamento” do traidor de Jesus, escrito em versos, colocado especialmente no bolso do boneco. O testamento é uma sátira das pessoas e coisas locais, com graça oportuna e humorística para quem pode identificar as figuras alvejadas, em quadras simples, com uma rima fácil e compreensível. Existe, nessa representação, uma inter-relação entre o lúdico/profano e o sagrado, através do qual é possível compreender a aproximação entre o culto religioso e uma espécie de jogo, em que a criação cultural do homem se mistura com os aspectos sagrados por ele evocados.
Em Lafaiete esse costume remonta os tempos de Queluz, não obstante à reação do clero, chegando a ser proibida a queima do Judas, na década de 30 do século passado, julgando tratar-se de uma profanação a exploração de um motivo religioso por motivo de troça. Mas essa censura não perdurou muito, sendo restaurada essa expressão folclórica nas décadas que se seguiram. A escritora Lucy de Assis Silva, em seu recente livro sobre a Rua da Chapada – “Subindo e Descendo a Ladeira” – descreve a Quinta do Judas que era “armada” no Cabo Verde, junto à capela de Nossa Senhora da Paz. Na paróquia de São Sebastião ainda se conserva o costume da queima do Judas, após a cerimônia da Vigília Pascal, a vitória de Cristo sobre o mal, sobre o pecado, sobre a morte. O escritor Gilberto Victorino de Souza chegou a compor, em versos satíricos, o testamento do traidor, que era lido antes de sua queima, legando seus bens às pessoas envolvidas na organização da Semana Santa naquela comunidade.
Uma crônica publicada em um jornal do início do século passado, quando ainda se fazia a queima do Judas na paróquia da Conceição, relata que o encarregado, como nos anos anteriores, arrecadou a quantia necessária junto às pessoas e ao comércio local para que pudesse confeccionar o boneco que, cheio de pólvora, seria queimado após a Vigília. Terminado o ato religioso na Matriz, os fiéis se dirigiram ao Largo do Carmo, onde o famigerado personagem da História Sagrada seria executado. No entanto, lá chegando, só viram o poste ficando ao chão, onde deveria estar pendurado o boneco. Sem entender, alguns procuraram saber o que acontecera e onde estava o responsável, foi quando ele chegou, completamente embriagado; gastara todo o dinheiro entregando-se à sedução de Baco. Quando apontou na esquina da rua do Rosário, cambaleando, subiu a rua do Carmo e chegando ao largo em frente à igreja, deparando-se com as pessoas que aguardavam pela malhação de Judas, gritou: “Se querem queimar alguém, queimem aí o Dr. Fulano (referindo-se a um político local da época, que também aguardava pelo espetáculo), que é tão traidor, além de ladrão, quanto Judas”. Todos se retiraram, calados, como que consentindo...
E isso nos leva a lembrar os versos do celebrado poeta padre Antônio Tomas, acerca da festa da malhação do Judas:

“À sombra da folhagem verde e escura
De um galho preso em mastro levantado
Um Judas pelo vento balançado
Da forca pende, em cômica compostura.

E um bando em frente a exótica figura
Olha e, ao vê-lo em semelhante estado
E o vozeio do povo acelerado
Um bimbalhar dos sinos se mistura.

Eu fico um tanto a meditar e penso
Ante o festivo e insólido alvoroço
Que é falta de critério e de bom senso.

Uma tolice arrematada, enfim,
Tantos Judas havendo em carne e osso
Levar-se à forca um Judas de Capim.”

11/04/2006

Dissenso político

Há palavras que, pela força das coisas, são quase banidas do nosso vocabulário quotidiano. Uma delas é, seguramente, aquela que se insere no título desta crônica, talvez por ter se tornado ato comum na conduta e nas atitudes das pessoas e das instituições, desde há muito tempo. Passa-se, então, a exaltar com a astúcia de quem promove uma revolução ideológica na sociedade a propagação de seu antônimo – consenso, utilizando-o para quase todos os fins e nos mais variados contextos; consensos políticos, sociais, sindicais, consenso sobre tudo e mais alguma coisa. Isso porque o que lhes interessa é o relativismo dos princípios e dos valores, encontrando espaço para tudo e para todos, num mundo livre, igualitário e fraterno.
Não há mal nenhum as pessoas chegarem a “consensos”. Porém, à força de repeti-lo, esquecemo-nos que, antes dele, existe, ou deve existir, o “dissenso”. Ou seja, antes de posicionarmo-nos de acordo, deve-se, portanto, existir a discussão, o debate, a apresentação de idéias e de pontos de vista diferentes. Sem medo de sermos mirados de soslaio, como se fôssemos criminosos, devemos expor nossa forma de pensar – desde que seja coerente, sem permitir que nos tolham a razão e anestesiem a nossa capacidade crítica.
E é o consenso político que me leva a deixar correr a pena, atônito ante a situação acomodada do bem-estar do neoburguês brasileiro, em que a casa (comprada a crédito), o carro (adquirido às prestações) e o telefone celular (também possuído de forma facilitada) leva-o à modorra do comodismo, sobre um leito sustentado pela miséria social, e ao marasmo de uma sociedade sem horizontes. Os brasileiros não podem ficar continuamente tolhidos pelos consensos nacionais, avistando oásis de desenvolvimento e progresso, enquanto uma pequena classe se mantém ébria em sua riqueza efêmera, intocável, e um outro determinado grupo brinca de governar, como crianças que se arvoram aos “cuidados” da casa na ausência da mãe.Não se pode admitir a existência de sentimentos de acomodação. Há de se renovar, sempre, as energias, haurindo-as nos mananciais dos princípios éticos da política e da socialização, alicerçados nos valores mais intocáveis que dizem respeito ao homem. Que se levantem tantos dissensos quantos sejam necessários, para que a ordem e a segurança sejam restaurados no País. Que se propaguem e se discutam tantos dissensos quantos sejam necessários, para que a tal democracia seja praticada, o quanto possível, com a arregimentação de todos os brasileiros, indistintos de classes e opiniões, desde que o intento comum seja o de construir uma federação política e diplomaticamente forte. Que se imponham, se for preciso, goela abaixo desses pseudoliberais travestidos de marxistas que andam por aí, os consensos a que se chegarem pelos dissensos, para que a sociedade brasileira seja restaurada sob os princípios cristãos (como nascera à sombra da Santa Cruz), marchando, aí sim, rumo ao progresso, seguros no processo de desenvolvimento que fará do Brasil uma grande nação.
22/04/2006

Quando pensam que o errado que é o certo...

Causou um certo choque, principalmente aos católicos, o anúncio da intenção da “National Geographic” de publicar uma tradução, em vários idiomas, do evangelho apócrifo de Judas. O manuscrito de 31 páginas, escrito em copta, encontrado em Genebra (Suíça), em 1983, traz muitas controvérsias, crendo os sensacionalistas até darem uma nova versão à História Sagrada.
Antes de tudo, deve-se ter claro que se trata de um manuscrito apócrifo, ou seja, sem autenticidade comprovada; daí, sem nenhum valor doutrinário. Ele não é uma fonte de revelação divina, quando muito, um mero registro de época, onde despontam alguns indícios de correntes ideológicas diferentes (leia-se heresias), que sempre intentaram contra a lídima doutrina cristã. De acordo com o que foi divulgado pela Santa Sé, o texto parece estar datado entre os séculos IV e V, ou seja, cerca de 300 ou 400 anos depois da vida de Jesus. É impossível, portanto, que seja Judas seu autor direto, mas que pode se tratar de uma cópia do “Evangelho de Judas”, citado por Santo Irineu de Lyon no ano 180.
Os Evangelhos Apócrifos sempre foram rejeitados pela Igreja, desde os seus primórdios, por serem controversos entre si e com a fé; mas, nem por isso ela os ocultou ou negou a sua existência. Ao contrário, esses textos foram publicados e estão editados pelo mundo inteiro, como a célebre Biblioteca de Autores Cristãos (BAC), no Reino da Espanha. Eles não são reconhecidos como inspirados por Deus porque simplesmente buscavam satisfazer a curiosidade de alguns ou continham lendas fantasiosas com respeito a Jesus, ou explicavam opiniões particulares de alguns grupos religiosos acerca de Cristo. Não buscavam a verdade mais profunda sobre Deus e sua obra salvadora.
Pelo teor do documento, supõe-se ter ele sido redigido pela seita gnóstica dos cainitas, apresentando Judas Iscariotes de uma maneira positiva, como uma personagem que só obedeceu a uma suposta ordem divina de entregar Jesus para que pudesse cumprir-se a obra de salvação. Isso vai de encontro ao pensamento gnóstico, de que Deus quer o mal no mundo e por isso se explica a ação dos homens maus, como Caim e Judas; ao contrário da doutrina cristã, de que a maldade nasce a partir do mau exercício do livre-arbítrio com o qual Deus nos criou, por respeitar sempre nossa liberdade. Ora, o Criador conhece todas as nossas intenções, inclusive os erros, pecados e decisões equivocadas. Às vezes se vale delas, sim, para obter um bem em seu plano providencial para o homem, mas nunca as promoveria, como acreditavam os cainitas. Os gnósticos pretendiam que a salvação fosse obtida só pelo conhecimento que temos de Deus, não por obra do amor e da misericórdia de Deus, que enviou seu Filho Jesus ao mundo.
Sem um claro discernimento, facilmente cede-se a essas proposições heréticas, que remontam há mais de dois milênios. É preciso, por isso, entender o papel e a pessoa de Judas Iscariotes e daí entender sua missão. Judas foi, como todos os demais seres humanos, um homem criado com o atributo do livre-arbítrio e ele usou de sua liberdade para fazer o mal. O fato do desígnio divino de que Jesus deveria morrer pela redenção da humanidade, não justifica dizer que Deus permitiu a Judas cair no mal e se obrigar a cumprir um roteiro histórico já determinado. Essa interpretação seria concordar com uma opção fatalista da qual não podia se subtrair de nenhuma maneira; senão, aliás, teria nascido com o selo de uma condenação fatal. Quanto ao que se sucedeu ao traidor de Cristo, em seguida à sua prisão, só Deus conhece. Qualquer ser humano pode arrepender-se de seus pecados e erros no último momento de sua existência terrena. O drama de Judas, mais que a gravidade de seu pecado em si, foi sua falta de esperança, o fato de fechar-se em si mesmo, em vez de reconhecer sua falta, chorar seu pecado e voltar ao amor de Deus, como o fez, por exemplo, São Pedro, após ter negado o Divino Mestre.
O fato de o anúncio de um Evangelho escrito por Judas Iscariotes despertar a curiosidade das pessoas, trata-se de uma curiosidade, por parte de alguns, e disposição para um combate anticristão, por parte de outros. Rasgos de simpatia pela figura de Judas pôde ser observada há cerca de 3 décadas, quando foi lançado o musical “Jesus Cristo Super Star”, buscando proporcionar àquela figura histórica um êxito midiático e comercial, numa perspectiva sociológica, comunicacional ou da própria psicologia humana.

Verdade histórica
Só os Evangelhos são considerados como obras inspiradas por Deus e se lhes reconhece uma autoridade especial, além de referência histórica. Os textos de São Marcos, São Mateus, São Lucas e São João são livros canônicos reconhecidos desde os inícios do cristianismo. Seu mérito consiste em sua antiguidade, na autoridade de quem os redigiu e que seus escritos baseiam-se no depoimento de testemunhas diretas de sua obra; testemunhas de seu ensinamento, seus milagres, a condenação, a morte, a sepultura e a própria ressurreição de Jesus. Quanto mais tardios forem alguns escritos, mais duvidosa se torna a autenticidade e fidelidade da transmissão desses fatos até nossos dias. O Novo Testamento em seu conjunto reflete a plena segurança nesta autenticidade e fidelidade. Já o Evangelho de Judas se apresenta sensacionalista e a suposta revelação de dados contradiz o essencial da fé em Jesus Cristo, tema de todos os tempos, não só de agora.
Hoje se fala nos supostos textos de Judas, amanhã se falará em Melécio e Ário; depois proporão a canonização de Lutero e, daqui a séculos, quiçá, de um Boff e Companheiros... Todos com o mesmo valor que tem o Evangelho de Judas: mera especulação. Seguir-se-ão outros tantos textos, em outras descobertas, fantasias ou opiniões particulares de grupos sectários. No entanto, permanecerá indelével a Palavra de Jesus Cristo, o Redentor e Salvador da humanidade, lídimo motivo de uma “profunda fascinação”, inclusive para aqueles que não crêem n’Ele, rejeitam-no ou tentam desprestigiar sua figura e sua mensagem. Jesus não deixa ninguém indiferente, pois, para nós, que temos o dom da fé, é o Único Salvador da História.
20/04/2006