sexta-feira, julho 06, 2007

"Summorum Pontificum"



Será publicado amanhã, dia 7, o documento "Summorum Pontificum", do Santo o Padre o Papa Bento XVI, reafirmando o indulto perpétuo de São Pio V para a liturgia chamada tridentina. O Rito de São Pio V, que a Igreja Católica usava até 1969 (com algumas reformas, a últimas das quais datada de 23 de junho de 1962) foi substituído pelo "Novus Ordo" de Paulo VI, resultante da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Com o novo documento, o Papa estende a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes do Concílio, sem necessidade de permissão do bispo.
A publicação do documento vem acompanhado por uma "longa carta pessoal do Santo Padre a cada Bispo", reafirmando a possibilidade de o sacerdote que desejar celebrar a Santa Missa no antigo Rito, sem necessidade de autorização hierárquica (licença ou indulto) de um bispo. Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano. O ritual resultante da reforma litúrgica conciliar instituía uma nova forma de celebrar a missa, não o uso do latim, mas o uso do Rito de São Pio V ainda era enaltecido pelos documentos pontifícios, inclusive por Paulo VI.
Deve-se atentar, contudo, que o "Summorum Pontificum" não significa um retrocesso, não será abolida a Missa Nova e readmitida a liturgia antiga, embora seja esse o desejo de tantos e o que, aliás, tem servido de empecilho para a reaproximação de grupos conservadores que resistem às reformas do Concílio e continuam realizando seu ministério fiéis à Igreja, porém à margem dela, gozando unicamente dos benefícios que lhes proporcionam os sacramentos, exilados da comunhão eclesial "cum Petro et sub Petro".
E aos progressistas de plantão, que entendam, se lhes for possível, essa reafirmação do indulto perpétuonão se trata de forma semelhante à possibilidade que eles têm de celebrar a Eucaristia do modo como lhes convêm, seja como a Missa Conga, a Missa Afro, a Missa dos Quilombos, Missa Sertaneja e tantos outros pseudos-ritos sem nenhuma origem apostólica, como a tem o Ritual Tridentino. Infelizmente, o documento pontifício ainda não apresenta o Rito de São Pio V como uma forma de unidade litúrgica, mas já é um grande passo, ao colocar, como o Santo Padre mesmo diz em seu documento, "à disposição dos fiéis os tesouros espirituais, litúrgicos, culturais e estéticos ligado ao Rito antigo".