Tem sido uma assustadora realidade muitos estudantes terminarem o ensino médio, e mesmo o curso superior, sem adquirir qualquer hábito de leitura, muito menos vontade de saber mais e, assim, gozar da satisfação e da alegria pelo que já conseguiram. Uma prova imediata desta pobreza e vacuidade são os exames de vestibular e, em seguida, a onda de desânimo perante dificuldades normais ao longo da formação universitária, quando estas se apresentam. Por aí se vê onde chegou o grau de cultura, aquisição de saber e capacidade de ser de muita gente que enchem as escolas durante anos. Hoje, basta-lhes um emprego que não demore, onde se ganhe bem e não se tenha muito trabalho, o resto é para intelectuais, investigadores e diletantes, porque os livros não dão pão.
Quando emerge algum jovem que, dentro ou fora de seu meio social, é reconhecido pelo seu saber, os jornais falam como se se tratasse de coisa rara, porque de fato o é. O que deveria ser normal, segundo os talentos de cada um, tornou-se uma coisa extraordinária. Não obstante, nunca houve tantos licenciados, mestres e doutores. E isso se entende, pois, quando os ensinos de formação e de profissionalização já não são mais suficientes e conseguem ser superados com displicência, torna-se necessária que as seqüentes especializações exijam mais daqueles que, arduamente, se dedicam ao pensar para o seu crescimento intelectual e que colabora com a formação dos outros. Mercê da legítima democratização do ensino e de uma exigência inegável dos novos mercados de trabalho, buscando a cada dia mais qualificação.
A cultura, por si e para muitos, não justifica tanto trabalho e, quando o emprego não está logo ali à porta de escola, lamenta-se ter um curso para nada, culpa-se o estado que ninguém quer como patrão, mas é com isso, no fundo, que se sonha. Tudo como se a longa aprendizagem, reconhecida por um diploma, não capacitasse, também, para deitar mãos à vida, saltar o muro das dificuldades, ser criativo e inovador e construir caminhos novos, que até podem ser reconhecidamente meritórios para si próprio e para outros.
Se o ideal é ganhar muito, depressa e com pouco trabalho à vista deve-se lembrar que nem todos nasceram gênios do futebol, nem milionários, e terão, por isso, de se decidir palmilhar os caminhos normais da vida, porque a sorte contempla os audazes, não os desanimados. Se nossos jovens, desde os estudos iniciais, não forem atentados pelos pais e pelos professores para a importância de sua formação - e quase a uma obrigação a isso - estarão fadados à mediocridade que está se disseminando nos meios sociais, ameaçando os círculos intelectuais, com um boçal pragmatismo sem idéias, nem sentido, que a todo custo quer empurrar a humanidade num comodismo intelectual. E neste horizonte fechado não se vê sinal de luz nem de esperança. É o futuro que se vislumbra para nossos jovens.
Quando emerge algum jovem que, dentro ou fora de seu meio social, é reconhecido pelo seu saber, os jornais falam como se se tratasse de coisa rara, porque de fato o é. O que deveria ser normal, segundo os talentos de cada um, tornou-se uma coisa extraordinária. Não obstante, nunca houve tantos licenciados, mestres e doutores. E isso se entende, pois, quando os ensinos de formação e de profissionalização já não são mais suficientes e conseguem ser superados com displicência, torna-se necessária que as seqüentes especializações exijam mais daqueles que, arduamente, se dedicam ao pensar para o seu crescimento intelectual e que colabora com a formação dos outros. Mercê da legítima democratização do ensino e de uma exigência inegável dos novos mercados de trabalho, buscando a cada dia mais qualificação.
A cultura, por si e para muitos, não justifica tanto trabalho e, quando o emprego não está logo ali à porta de escola, lamenta-se ter um curso para nada, culpa-se o estado que ninguém quer como patrão, mas é com isso, no fundo, que se sonha. Tudo como se a longa aprendizagem, reconhecida por um diploma, não capacitasse, também, para deitar mãos à vida, saltar o muro das dificuldades, ser criativo e inovador e construir caminhos novos, que até podem ser reconhecidamente meritórios para si próprio e para outros.
Se o ideal é ganhar muito, depressa e com pouco trabalho à vista deve-se lembrar que nem todos nasceram gênios do futebol, nem milionários, e terão, por isso, de se decidir palmilhar os caminhos normais da vida, porque a sorte contempla os audazes, não os desanimados. Se nossos jovens, desde os estudos iniciais, não forem atentados pelos pais e pelos professores para a importância de sua formação - e quase a uma obrigação a isso - estarão fadados à mediocridade que está se disseminando nos meios sociais, ameaçando os círculos intelectuais, com um boçal pragmatismo sem idéias, nem sentido, que a todo custo quer empurrar a humanidade num comodismo intelectual. E neste horizonte fechado não se vê sinal de luz nem de esperança. É o futuro que se vislumbra para nossos jovens.