sexta-feira, março 16, 2007

O Anticristo

Detive-me, outro dia, diante de um texto de um sacerdote católico, padre Castellani, respeitado pensador argentino, em que descreve o panorama em que surgiria o tão comentado Anticristo. O texto, publicado em 1953, nos apresenta situações que não nos são estranhas, pois parecemos vivê-las. Ei-lo:
“O Homem do Pecado tolerará e se aproveitará de um cristianismo adulterado... Imporá por todas as partes o reino da iniqüidade e da mentira, o governo puramente exterior e tirânico, a “liberdade” desenfreada dos prazeres e diversões, a exploração do homem; e seu modo de proceder hipócrita e sem misericórdia. Haverá em seu Reino uma estrondosa alegria falsa e exterior, cobrindo o mais profundo desespero.
Em seu tempo acontecerão os mais estranhos distúrbios cósmicos, como se os elementos se houvessem revoltado. A humanidade estará numa grande expectativa e reinará grande confusão e dissipação entre os homens. Rompidos os laços de família, de amizade, de lealdade e bom relacionamento, os homens não poderão confiar em ninguém, e correrá no mundo como um tremor frio, um universal e ímpio ‘salve-se quem puder’. Será atropelado o que há de mais sagrado e nenhuma palavra terá mais fé, nem pacto algum terá vigor, senão pela força. A caridade heróica de alguns fiéis, transformada em amizade até a morte, manterá no mundo ilhotas de fé; porém, mesmo ali, ela estará continuamente ameaçada pela traição e pela espionagem. Ser virtuoso será um castigo em si mesmo e como uma espécie de suicídio”.
Parece-me evidente que os processos políticos atuais geraram um mundo sem lideranças. Não há verdadeira liderança nos atuais países porque todo o jogo político local obedece a ordens que não entendemos nem ouvimos. E não há, também, uma liderança mundial, porque o lugar ainda está vago. Seria o lugar dele, do Anticristo? Quando este homem do pecado determinar que chegou a hora de aparecer, será certamente ovacionado por toda a humanidade, pois falará a mesma linguagem, terá o mesmo pensamento de todos. Sua ideologia, sua política, sua ciência, tudo corresponderá ao que os homens pensam e praticam já hoje. Daí temermos que o mundo esteja pronto.
Não estou aqui, qual pitonisa desvairada, a dizer que o fim do mundo está próximo, ou que o Anticristo seja tal ou tal pessoa. O que nos apresentam as linhas do padre Castellani é uma alerta para que nos conscientizemos do perigo que nos cerca. Impotentes que somos diante dessa situação, só nos resta suplicar a misericórdia divina e, antes que cedamos a alguma sedução do mal, pedir: “abi ira tua libera nos, Domine”.