quinta-feira, março 20, 2008

Ó árvore bendita

Aprendemos que existem duas fontes da revelação de Deus Nosso Senhor: as Sagradas Escrituras e a Tradição. Nelas estão o depositum fidei, donde os sucessores dos Apóstolos tiram as jóias que ornam a espiritualidade cristã, reafirmando as verdades eternas, alimentando a humanidade na sua caminhada rumo à Jerusalém celeste. E nos últimos dias, "visitando" os Padres da Igreja, constatamos, mais uma vez, a intimidade que eles experimentaram com os escritos sagrados, numa escuta atenta à voz de Deus, ecoada pela força do Espírito. Comunicando-nos, até nossos dias, uma pessoal experiência de Deus, a ponto de ilustrar de forma catequética todo o emaranhado de fatos e de personagens que se apresentam testemunhando a mão divina na caminhada milenar do homem.

Uma de suas ilustrações é sobre da fonte do primeiro pecado e da graça da redenção. Relata-nos um dos Padres que, encontrando-se na agonia da morte, enviou Adão seu filho Set ao Jardim do Paraíso em busca de remédio. Em lá chegando, o anjo que guardava a entrada ouviu-o, cortou um ramo da árvore de cujo fruto comera Adão, em desobediência, entregou-a a Set e disse-lhe que, quando o ramo desse o seu fruto, seu pai estaria curado. Mas o filho, chegando em casa, encontrou já o pai morto. Set plantou, então, o ramo na cabeceira da sepultura de Adão.

O ramo cresceu e transformou-se em frondosa árvore. A rainha de Sabá, conhecedora dessa história, relatou-a a Salomão, advertindo-o de que aquele madeiro seria a causa da ruína de seu povo. O sábio rei mandou cortar a árvore e enterrá-la. No entanto, ao nascer Jesus a árvore voltou à face da terra e, quando o Divino Mestre foi condenado à morte, foi justamente essa árvore que deu a madeira para o seu sacrifício. E os Padres descobriram com renovado sabor a palavra das Escrituras: "A árvore deu o seu fruto".

A prevaricação de nossos primeiros pais culminou com o maior ato de amor, que somente um Deus poderia cometer, dar-se completamente pela nossa salvação. O Criador humanou-se e se entregou à morte ignominiosa para que o seu sangue purificasse a descendência de Adão. A vida de Jesus, seu exemplo, sua entrega, condensa-se, como aponta-nos São Paulo, num símbolo tão contraditório quanto simples e evocador: a cruz. A transgressão da cruz, onde a dor dos homens de todos os tempos é excedida sem medida, tem a sua hora marcada na carne, autêntica fonte de um amor que não se contém a jorrar a flux, recriando, plenificando, devolvendo à vida. Essa "kenose" da cruz, como vemo-la no Apóstolo dos Gentios em sua Carta aos Filipenses, é a consumação do amor num sacrifício perene que se repete, incruento, todos os dias, sobre os altares. Fruto daquela árvore.