quinta-feira, março 12, 2009

Na luta pela existência

A ignorância das massas e o açoite despropositado da mídia conseguiram inverter os valores na polêmica sobre o aborto a que se submeteu uma menina de nove anos, em Pernambuco. Neste caso, apenas, é possível avaliar o nível de formação da população, indistintamente. Não importa, nesta observação, a classe social, o grau de instrução, muito menos a religião que se professa. Como que nas previsões apocalípticas, o mundo todo se revolve confuso e o certo passa a ser considerado errado e o detestável torna-se preferência comum.
Na beligerância que levantam as hostes desumanas, movidas por um execrável anticlericalismo, lançam mão de todas as armas para corromper a civilização cristã, promovendo a destruição do homem. Esse intento diabólico persegue aquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus desde a criação, conforme narram as Sagradas Escrituras, com a queda pelo pecado original. Influências malignas sobre o livre arbítrio, dominando os instintos do homem, logram êxito sobre os tíbios, instigam os maus, sacrificam os inocentes, martirizando a graça constantemente concedida e pouco sentida.
A vida é muito mais que um organismo em harmonioso funcionamento; é graça, é missão, é o testemunho da existência de Deus, mavioso canto que exalta a obra da criação. Por isso buscam-se maneiras mil para corrompê-la, seja por meio de teorias confusas com argumentos imprecisos, no desrespeito à dignidade humana, na agressão física, na apologia ao aborto e à eutanásia (agora com a nova denominação de “suicídio assistido” nos Estados Unidos), enfim, todas as formas que violam o direito de existir.
No caso em epígrafe, causa-nos espécie concluir que a imbecilidade das pessoas é que as leva a se escandalizarem com o fato de não se ter aplicado [sic] as sanções da Igreja ao acusado do crime e tê-lo feito àqueles que consideram ter protegido [sic] a vítima. Ora, o hediondo ato per si já se condena; a aplicação da sanção foi, além de uma ratificação do público delito, a confirmação do posicionamento da Igreja Católica com relação à defesa da vida.
Não nos propusemos, nestas linhas, explicar, muito menos justificar, a atitude do Senhor Arcebispo de Olinda-Recife. Sua medida, endossada pela Santa Sé, e suas declarações já o fizeram claramente. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mc 4,9) e que se posicione com as armaduras da fé e do temor de Deus, confiante na Sua proteção, para o grande combate contra todas as formas de violência que procuram atingir o homem, privando-o da graça e do dom da vida.